A Emirates iniciou o Dubai Airshow 2023 com uma encomenda importante de 95 aviões de longo curso adicionais, aumentando a sua lista total de encomendas para 295 aviões. A companhia aérea comprometeu-se a adquirir mais Boeing 777-9, 777-8 e 787, no valor de 52 mil milhões de dólares, para impulsionar os seus planos de crescimento, manter uma frota moderna e eficiente e proporcionar a melhor experiência de voo aos seus passageiros.
Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e diretor executivo da companhia aérea e do Grupo Emirates, afirmou: “Desde o primeiro dia, o modelo de negócio da Emirates tem sido o de operar aviões modernos e eficientes de longo curso, capazes de transportar um grande número de passageiros de forma confortável e segura, em longas distâncias para e através do Dubai. As encomendas de aviões de hoje refletem essa estratégia.”
“Estes aviões adicionais permitirão à Emirates ligar ainda mais cidades, apoiando a agenda económica do Dubai D33 definida por Sua Excelência, o Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, para adicionar 400 cidades ao roteiro de comércio externo do Dubai durante a próxima década. No início da década de 2030, esperamos que a frota da Emirates tenha cerca de 350 aviões, ligando o Dubai a ainda mais cidades em todo o mundo”, acrescentou o responsável.
A Emirates, atualmente o maior operador mundial de aviões Boeing 777, assinou contratos de encomenda para mais 55 avuões 777-9 e 35 aeronaves 777-8. Isto aumenta a lista de encomendas de 777-X da companhia aérea para um total de 205 unidades.
A Emirates também confirmou uma encomenda de 202 motores GE9X para equipar os aviões 777X adicionais encomendados hoje, aumentando a sua encomenda total de motores GE9X para 460 unidades.
Da sua anterior encomenda de 115 unidades, espera-se que o primeiro 777-9 se junte à frota da Emirates em 2025. As encomendas adicionais significam que a Emirates irá introduzir novos 777-9 na sua frota até 2035.
Com esta última encomenda, a Emirates será também um dos primeiros clientes da versão de passageiros do 777-8, com as primeiras entregas previstas para 2030.
Ahmed bin Saeed Al Maktoum comentou ainda: “A Emirates é o maior operador de aviões Boeing 777 e esta encomenda vem confirmar essa posição. Temos estado estreitamente envolvidos no programa 777 desde o seu início até esta última geração de aviões 777X. O 777 tem sido fundamental para a estratégia de frota e rede da Emirates de ligar cidades em todos os continentes diretamente ao Dubai. Temos o prazer de alargar a nossa relação com a Boeing e esperamos que o primeiro 777-9 se junte à nossa frota em 2025.”
“Esta encomenda é um incrível voto de confiança na eficiência e versatilidade da família 777X para satisfazer as necessidades da Emirates em termos de viagens globais de longo curso”, disse Stan Deal, presidente e diretor executivo da Boeing Commercial Airplanes. “O 777-9 e o 777-8 são os aviões perfeitos para apoiar os planos de crescimento da Emirates, melhorando o desempenho ambiental e uma capacidade de carga útil incomparável.”
O 777 continua a ser a espinha dorsal das operações da Emirates, com capacidade para operações de até 18 horas que permitem à companhia aérea ligar o Dubai sem paragens a cidades em seis continentes. Os novos 777-9 e 777-8 substituirão os aviões 777 que a Emirates está a retirar, e serão uma provisão para os planos de crescimento futuro da companhia aérea.
A Emirates também atualizou a sua encomenda anterior de 30 Boeing 787-9, aumentando o seu compromisso para um total de 35 Dreamliners, incluindo: 15 Boeing 787-10, e 20 Boeing 787-8.