A Europcar tem vindo a apostar cada vez mais na diversidade de serviços e no enriquecimento da sua frota. De acordo com Nuno Barjona, Head of Marketing and New Mobility da Europcar Portugal, a empresa está atenta às tendências e integrou veículos híbridos e elétricos na frota, nomeadamente os Renault Twizy, BMWi3 e BMWi8, exclusivos da Europcar Portugal.
Além disso, também oferece scooters (além do tradicional aluguer mensal de scooters) e bicicletas elétricas, disponíveis para alugar em cerca de 20 estações da Europcar, entre Lisboa e Porto e por toda a costa do Algarve. O serviço Scooters&Bikes “é um sucesso”, confirma o responsável à Ambitur, e adianta que tem vindo a ganhar adeptos, sobretudo entre os turistas, com os Ingleses a ganhar aos Alemães, seguindo-se Franceses, Holandeses e, por fim, Irlandeses. ” Cerca de 75% dos alugueres são feitos por turistas, sendo os Ingleses responsáveis por 20% desses alugueres, mas também os Portugueses mostraram apetência pelo serviço, especialmente em tempo de férias”, explica Nuno Barjona.
Outro destaque é o Chauffeur Service, um serviço tradicional de transfere ou com percursos pré-desenhados, concebido para os passageiros que pretendem fazer passeios turísticos personalizados e com requinte.
Europcar Longa Duração: uma solução competitiva
Entre as novas soluções de mobilidade Nuno Barjona realça ainda o Europcar Longa Duração, uma oferta de renting disponível para PMEs ou clientes individuais. “É uma proposta de valor ímpar porque tira todas as preocupações ao condutor que, neste caso, deixa de ser proprietários e apenas se tem de preocupar em abastecer e ir do ponto A ao ponto B”, garante o responsável. O serviço inclui assistência em viagem, seguro, selo, substituição ilimitada de pneus e substituição de veículo também ilimitada.
Nuno Barjona salienta que a conveniência deste serviço está a ser reconhecida por todos aqueles que o experimentam, “dado que a avença mensal tem um valor muito competitivo em termos de mercado e que, feitas as contas, compensa quando comparado com a propriedade tradicional do automóvel”. Apesar de estar disponível para todo o mercado, a Europcar Portugal está mais focada no segmento dos Particulares e das PMEs.
“A marca Europcar em Portugal tem uma enorme capacidade de conseguir atrair clientes individuais. Atualmente, grande percentagem do negócio é feito através do digital. Esta tendência tem vindo a aumentar significativamente e o enriquecimento da nossa oferta de soluções de mobilidade permite-nos acreditar que o Europcar Longa Duração vai continuar a ser um sucesso junto do segmento dos clientes particulares”, frisa o Head of Marketing and New Mobility da rent-a-car. Paralelamente, está também a crescer o interesse em ofertas renting, ou seja, a apetência de “pagar para usar” prevalece sobre “pagar para ter”.
Um verão “quente”
Nuno Barjona admite ter havido um “pico de procura neste verão”, sobretudo nos meses de julho e agosto, sendo o Algarve a região que nesta época do ano mais procura tem. Os dados da Europcar Portugal apontam para um crescimento face ao verão de 2017 no que diz respeito à procura de turistas, sobretudo Alemães, Franceses e Ingleses. Sendo transversal a todas as categorias verifica-se, contudo, “uma forte adesão ao nosso serviço de scooters e bicicletas”. Os veículos ligeiros continuam a ser os mais procurados mas há a tendência para querer coberturas adicionais para uma maior tranquilidade durante a estadia.