“Estamos com um ritmo de crescimento fantástico: fechámos o primeiro semestre com 75% do volume de faturação de 2022, o que representa um crescimento de 65%, face ao período homologo”. Este é o balanço que Anabela Almeida, diretora-geral do Consolidador.com, faz sobre os primeiros sete meses do ano.
Em entrevista à Ambitur.pt, a responsável revela que as previsões até ao momento fazem crer que “vamos atingir a grande meta dos 100 milhões euros de faturação” até ao final do ano: “Apesar das previsões para 2023 recomendarem alguma cautela devido à crise, o facto é que estamos a superar todas as expectativas”.
Mesmo com números muito positivos, os recursos humanos continuam a ser um desafio: “Ainda temos fresco na memória durante a pandemia, a elevada imprevisibilidade da situação, aliada à instabilidade financeira, o que acabou por impulsionar a mudança de muitos profissionais para outros setores que consideravam mais seguros e que foram menos afetados”. Por isso, a falta de recursos humanos qualificados continua a ser um grande desafio no setor do turismo em geral e mais ainda na área da aviação, sendo mais difícil encontrar recursos qualificados: “Esta recuperação do setor vai levar bastante tempo, principalmente até se conseguir atingir a qualificação dos recursos e isto tem um enorme impacto nas empresas”.
Outro dos grandes desafios, segundo Anabela Almeida, é a falta de competitividade das pequenas agências de viagens face à concorrência dos grandes grupos: “O setor das agências de viagens em Portugal é, na esmagadora maioria, composto por microempresas e, com a concentração que assistimos no setor, torna-se cada vez mais difícil para as pequenas agências serem competitivas”.
“Os recursos humanos são um dos fatores críticos do sucesso da empresa”
Na resposta a estes desafios, o Consolidador.com procura diariamente ser um “parceiro estratégico” de todos os seus clientes: “Queremos não só proporcionar um serviço de excelência, pois esse também se irá refletir no serviço que a agência de viagens presta diretamente ao seu cliente, mas também dar acesso às tarifas mais competitivas do mercado e a ferramentas tecnológicas que lhes simplifiquem o trabalho no dia-a-dia”. No fundo, “o nosso objetivo é dotar os nossos clientes de elementos diferenciadores em relação à concorrência”, precisa. Algo que também ajuda é o facto de a plataforma online ser muito intuitiva e user friendly: “Após qualquer nova contratação, a agência de viagens consegue ter o colaborador a trabalhar muito rapidamente, dispensando os meses de formação que seriam necessários para trabalhar com GDS’s, e isto permite ao agente de viagens focar-se exclusivamente na venda”. Também o processo de gestão das reservas é feito pelo Consolidador.com: “Desta forma, os nossos clientes aumentam a sua eficiência, reduzindo o risco e os custos associados”. Além da plataforma de reservas online, “os agentes de viagens têm sempre a nossa equipa disponível para qualquer questão, sete dias por semana”, acrescenta.
Ainda sobre recursos humanos, Anabela Almeida afirma que os processos de contratação estão sempre ativos, algo que, no pós-pandemia, tem vindo a ser reforçado: “Temos em consideração a rotatividade normal de pessoas no setor e também porque o espírito da empresa passa por desafiar os colaboradores a assumirem novas oportunidades, desafios com maior responsabilidade e, obviamente, são necessárias novas contratações para preencher estes lugares vagos. É um processo contínuo”. Apesar de terem enfrentado “algumas baixas durante a pandemia, nenhuma delas por iniciativa da empresa, mas sim devido à conjuntura do momento que atravessaram”, a responsável refere que têm sido feitas “novas contratações, não só para substituir essas saídas, mas também para reforçar a equipa”, que é um pilar essencial para o crescimento do Consolidador.com. “As pessoas fazem as empresas e para o Consolidador os recursos humanos são um dos fatores críticos do sucesso da empresa”, afinca.
“Esperemos obviamente que (esta cooperação com a TAP) continue”
Questionada sobre a relação que têm com a TAP, assim como os agentes de viagens, Anabela Almeida assegura que uma das premissas da empresa é, precisamente, primar pelas boas relações com todos os parceiros de negócios, incluindo todas as companhias aéreas: “A TAP é uma delas obviamente, nem faria sentido de outra forma, mais ainda quando falamos da companhia bandeira de Portugal, logo a companhia que mais vendemos neste mercado”.
Nesta relação que o Consolidador.com tem para com as companhias de aéreas, a responsável admite que houve dois momentos mais desafiantes: “Quando o Consolidador começou em 2009, pela frontalidade de se ter assumido como consolidador, havia muito receio porque tínhamos uma grande concentração de vendas e isso era sentido como uma ameaça por parte das companhias. Foi um desafio interessante, mas conquistámos o nosso espaço e credibilidade”. O segundo momento foi na pandemia, mais precisamente, com a “solução dos vouchers emitidos ao cliente final, situação que repudiamos frontalmente e diretamente com todas as companhias”, pois tratava-se de um “bypass à distribuição e punha em risco a rentabilidade e sobrevivência das agências de viagens”. Na altura, “assistimos a uma abertura por parte da maioria das companhias aéreas, no sentido de avaliar soluções alternativas exequíveis e que não lesassem tão fortemente as agências de viagens”, refere a responsável, destacando que, “em muitos casos, foram encontradas alternativas que respeitaram a cadeia de distribuição, noutros lamentavelmente, nem por isso”. Mas, perante estas adversidades, o Consolidador.com procurou sempre manter excelentes relações com todas as companhias aéreas, sendo parceiros críticos do negócio: “As companhias reconhecem o serviço que prestamos, não só na redução de trabalho da própria companhia em toda a parte operacional, mas também como parceiros na divulgação e promoção do produto da companhia”. No caso da TAP, a diretora-geral do Consolidador.com reconhece que, no passado, nem sempre se assistiu a essa “postura com os agentes de viagens”, mas “atualmente existe uma verdadeira cooperação” entre as partes: “Resta saber, se se manterá a estratégia com esta nova administração e também após a privatização, esperemos obviamente que assim continue, já que todos temos a ganhar com isso”.
“A tecnologia é um dos pilares do Consolidador”
Olhando para tecnologia, Anabela Almeida afirma que há sempre projetos em curso: “Existem sempre novos processos/funcionalidades a definir, outros a melhorar, novos sistemas a implementar. Faz parte do nosso ADN a constante melhoria e busca de novos desafios: a tecnologia é um dos pilares do Consolidador e, por essa mesma razão, é umas das principais áreas em que investimos”.
De acordo com a responsável, 2023 é o ano da “consolidação e reforço da estrutura interna”, de forma a sustentar o crescimento internacional do Consolidador.com: “A nossa estratégia passa pela expansão para novos mercados. Atualmente, estamos presentes em cinco mercados (Portugal, Espanha, Cabo Verde, Reino Unido e Angola) e temos outros em avaliação, e, para que tal seja possível, é necessário preparar e adaptar a estrutura tecnológica da empresa, para que esta possa sustentar e permitir a entrada em novos mercados”.
Apesar desta ser a grande prioridade, a responsável assegura que continuarão em paralelo a trabalhar, como sempre, em melhorias no B2B “ao nível de funcionalidades da plataforma, sempre com o objetivo de facilitar e simplificar o trabalho dos nossos clientes, mas também ao nível de conteúdo, de forma que os nossos agentes de viagens tenham acesso às tarifas mais competitivas do mercado”.
Com os olhos no ano 2023, a diretora-geral reforça que a grande prioridade é mesmo a expansão internacional e, por isso, as novidades com maior impacto serão efetivamente a abertura de novos mercados: “Estamos neste momento com oito novos mercados em análise, e prevemos ainda este ano que o Consolidador inicie operações em dois novos países”, remata.
Por: Cristiana Macedo