A Expedia acaba de divulgar o seu mais recente relatório relativo ao segundo trimestre de 2021 e confirma um contínuo crescimento das pesquisas globais, um aumento crescente das pesquisas internacionais e uma extensão das janelas de pesquisa, renovando assim o seu sentimento de otimismo para a retoma das viagens.
O volume de pesquisas globais mensais continuou a crescer no segundo trimestre, aumentando mais de 70% face ao trimestre anterior. No segundo trimestre, a Expedia aponta que se verificou um volume positivo de pesquisas durante 11 das 13 semanas do período – um contraste forte relativamente às flutuações observadas ao longo do primeiro trimestre e de 2020.
Nas pesquisas semanais, a semana de 10 de maio foi a que registou o maior crescimento – 10% – após os anúncios da expansão da vacina Pfizer, incluindo a aprovação para adolescentes e o prolongamento do contrato da União Europeia. Na Região da EMEA, a notícia resultou num aumento de 15% nas pesquisas nessa mesma semana e contribuíram para uma subida mensal entre abril e maio na ordem dos 70% – superando a evolução mensal de 20% observada entre março e abril – e manteve-se forte ao longo do trimestre, aumentando mais 35% entre o mês de maio e junho.
De acordo com o recente Travaler Value Index do grupo Expedia, que entrevistou pessoas de oito países, 72% dos consumidores planeiam viajar nos próximos 12 meses. A curto prazo, 66% dos americanos dizem ir viajar pelo menos uma vês no verão, e isso é visível no crescimento consolidado das pesquisas nesta região.
Janelas de pesquisa prolongam-se globalmente
Metade das pesquisas recaiu na janela de 0 a 21 dias no segundo trimestre, mas à medida que a confiança aumenta, o mesmo sucede com a janela de pesquisa global. As pesquisas globais de 22 a 90 dias subiram quase 25% em termos trimestrais, indicando que os viajantes começam a planear viagens com maior antecedência.
55% das pesquisas domésticas globais recaíram na janela de 0 a 21 dias, enquanto as pesquisas de 22 a 90 dias aumentaram quase 20% face ao trimestre anterior. Globalmente, as pesquisas por destinos internacionais na janela de 31 a 90 dias aumentaram 30% desde o primeiro trimestre. Na EMEA, as pesquisas com 22 a 90 dias representaram mais de 40% das pesquisas por destinos internacionais no segundo trimestre, subindo de 15% no primeiro.
Sinais positivos para o turismo internacional
Quem compra viagens continua a revelar preferência pelas viagens domésticas, mas o crescimento global nas pesquisas de destinos internacionais superou o dos destinos domésticos durante várias semanas no segundo trimestre. O que sugere que a confiança do viajante está a aumentar.
O Traveler Value Index da Expedia indica que 60% dos consumidores viajarão dentro do seu país e 27% viajarão internacionalmente nos próximos 12 meses. O estudo também aponta que os consumidores estão interessados em férias diferentes, desde city breaks a estadias mais longas. Quatro em cada 10 querem viagens mais frequentes e mais curtas; 28% querem menos viagens mas mais longas; e mais de 30% querem uma combinação de viagens curtas e viagens longas.
Vacinação conduz a viagens internacionais
Desde 30 de julho de 2021 que mais de dois terços dos adultos norte-americanos receberam, pelo menos, uma vacina contra a Covid-19, e o impacto positivo desta evolução é visível nos dados das pesquisas internacionais do segundo trimestre. Quando comparado com os volumes de pesquisas durante o segundo trimestre de 2020, as pesquisas de destinos na EMEA, Ásia e Oceânia e América Latina aumentaram por parte dos norte-americanos entre abril e junho de 2021, revelando que as viagens para destinos nestas regiões representam uma oportunidade apelativa para os norte-americanos vacinados.
Grandes cidades em destaque
Durante o segundo trimestre, os destinos de praia e de cidade, tais como Atlanta, Mykonos, Paris, Seoul e Sydney, integraram o TOP 10 dos destinos reservados em cada região do mundo. Contudo, são as cidades que estão a provocar grandes alterações nas listas do Top 10, subindo nos rankings. O regresso às grandes cidades está também a ajudar a alimentar o crescimento na procura hoteleira global. Nova Iorque integrou a lista do TOP 10 dos destinos mais reservados a nível global, em todas as regiões exceto na Ásia e Oceânia.
A nível regional, os 10 destinos mais reservados foram, em geral, destinos dentro da mesma região. O que acompanha a tendência do primeiro trimestre. Contudo, os viajantes da América Latina reservaram mais viagens fora da sua região no segundo trimestre. Nova Iorque, Miami, Las Vegas e Orlando surgiram no TOP 10 da lista desta região no segundo trimestre.
A procura de hotéis aumentou mais de 10% em termos trimestrais, e a estadia global continuou consistente com a duração média de viagem observada no primeiro trimestre.
Destinos de praia
Até à data, 2021 já revelou uma forte procura pelo Havai. Na região da Ásia Pacífico a Autoridade de Turismo da Tailândia está a gerir a procura estrategicamente bem como a reabertura do país.
Viagens sustentáveis
Muitos viajantes estão a ter em consideração questões ambientais e sociais nas suas viagens, e a escolha de destinos está a ser cada vez mais influenciada por preocupações de sustentabilidade.
A pesquisa da Expedia indica que os viajantes estão cada vez mais interessados em práticas de viagem sustentáveis: quase três em cada cinco estão dispostos a pagar taxas adicionais para que a sua viagem possa ser mais sustentável, indicando que consideram que a consciencialização ambiental e social é importante.
Entre os temas mais referidos nas opiniões dos hóspedes estavam questões relacionadas com a sustentabilidade, nomeadamente plásticos de uso único, reciclagem, disponibilização de pontos de carregamento dos automóveis, juntamente com o uso de lâmpadas LED e de energias renováveis.
Este interesse no turismo sustentável está a ser sobretudo levantado pelas gerações mais jovens. Segundo um relatório da Expedia, de abril de 2021, dois terços dos viajantes da Geração Z e Millennial têm mais probabilidades de considerar opções de viagem ecológicas, pelo menos de vez em quando, comparado com cerca de 40% da Geração X.
A boa notícia é que os destinos podem ajudar a influenciar os visitantes a fazerem escolhas turísticas mais sustentáveis, algo que deve começar desde logo com mensagens específicas nos materiais de marketing, juntamente com a promoção de comunidades locais, atividades e experiências que contribuam e respeitem as culturas locais.