A Viajes El Corte Inglés e a Logitravel chegaram a um acordo de fusão para criar uma nova empresa que aspira a converter-se numa referência global no setor das viagens. A nova empresa abrangerá tanto as viagens de lazer, como as de negócios, incentivos, congressos e eventos, indicam, em comunicado. A operação está pendente da aprovação da CNMC (Comissão Nacional dos Mercados e Concorrência em Espanha).
Como resultado da fusão, irá constituir-se uma empresa que pretende ser líder no setor com mais de 3.500
milhões de euros de volume de negócios no exercício 2019, mais de 5.000 colaboradores, mais de 500 agências em todo o mundo e ampla cobertura online. Na mesma nota, as empresas afirmam que será também uma referencia em determinados produtos, como Disney ou Cruzeiros, e contará com uma forte presença em Espanha, Portugal, França, Alemanha e América Latina.
Este é o ponto de partida de uma empresa que é criada com grande ambição e com um mapa de rota em que se contemplam novas alianças que se possam somar ao projeto, pode ler-se no comunicado. A nova empresa, que nasce sem dívidas e com uma sólida posição financeira, constituirá uma plataforma única para o desenvolvimento de novos negócios e progresso na internacionalização. Reforçará o seu posicionamento no mercado ibérico tanto no negócio emissor como no recetivo. E impulsionará novos destinos na América Latina, no Sul da Europa e na zona Mediterrânica, desenvolvendo novos mercados de forma seletiva. Tudo isto liderado por uma equipa de direção que unirá o talento de ambas as organizações, irá potencializar o capital humano e contará com Jorge Schoenenberger como CEO, que tem uma carreira com mais de 25 anos de experiência no setor.
El Corte Inglés teve como assessores financeiros a Deloitte e o Banco Santander Investment Banking, enquanto que a Logitravel foi assessorada pela EY. Como assessores legais, os intervenientes foram a Cuatrecasas por parte do El Corte Inglés, e Baker&McKenzie em representação da Logitravel.