O Turismo de Portugal arranca o ano com uma nova campanha que ambiciona mobilizar os turistas para viagens e experiências mais sustentáveis e autênticas, ou seja, para o futuro. “Não é turismo. É futurismo” é o mote que lança as 12 resoluções desta campanha, apresentada esta quarta-feira, 3 de janeiro, em Lisboa, entre elas “Não é não estar envolvido. É estar comprometido”, “Não é nosso. É seu”, “Não é cinzento. É verde” e “Não é artificial. É humano”.
“Portugal tem uma reputação e por isso é o momento de ter uma ambição maior e convidar todo o ecossistema turístico a pensar no turismo do futuro”, disse Lídia Monteiro, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal.
A campanha será lançada em cinco idiomas, de forma a chegar aos mercados estratégicos e prioritários, como os EUA, a Espanha, o Reino Unido, a Alemanha e a França. além do mercado interno, e será veiculada nos meios digitais mais relevantes, entre elas a famosa rede social TikTok.
“Depois do melhor ano de sempre no setor do Turismo em Portugal, é altura de convidar os turistas a serem parte ativa na construção de um turismo de futuro que implica um maior equilíbrio entre viajantes e residentes, entre territórios do litoral e do interior, entre o turismo, a cultura e a natureza”, comentou ainda Lídia Monteiro.
A DENTSU foi a agência de publicidade responsável pela campanha e afirmou que a mesma demorou de 2 a 3 meses a ser concretizada, tendo assim uma mensagem mais institucional e profunda.
O secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, foi um dos presentes na apresentação e comentou que esta campanha é “inovadora, de início de ano, com uma mensagem pela positiva, para um turismo mais sustentável, mais humano e mais responsável. É esse o mote. Nós temos como estratégia liderar o turismo do futuro e isto significa um turismo mais sustentável, mais autêntico e mais genuíno. Este é um desafio que nos convoca a todos, convoca as instituições, as políticas públicas, as empresas e também os próprios turistas. Esta campanha que aponta sobretudo para mercados estratégicos, também convoca os turistas a escolhas ambientalmente mais sustentáveis e a uma maior responsabilidade social”.
Esta campanha de início de ano irá fazer-se acompanhar de outras campanhas ao longo de 2024, garantiu o Turismo de Portugal.
Por Diana Fonseca