Por ocasião do Dia Mundial do Turismo, a Google acaba de revelar um novo conjunto de novas funcionalidades e iniciativas para ajudar as empresas do setor do turismo a ligarem-se às pessoas online.
É o caso de novas formas para os utilizadores na Pesquisa descobrirem atrações, passeios ou atividades. A partir desta semana, quando as pessoas pesquisarem por atrações no Google, como a Torre Eiffel, Torre de Belém, entre outras atrações nos respetivos países, irá aparecer um novo módulo de bilhetes que mostrará links de reserva para entrada no espaço e outras opções, quando disponíveis. Os parceiros de viagens poderão também promover os seus links de reserva de voos a custo zero – semelhante aos links de reserva de hotel gratuitos lançados no início deste ano. Este recurso está disponível globalmente em inglês.
Por outro lado, destacando a sustentabilidade dos hotéis em google.com/travel. A Google tem observado, através dos dados de pesquisa, que as pessoas estão cada vez mais a procurar por opções de viagens sustentáveis. Por exemplo, as pesquisas por “hotel ecológico” têm crescido continuamente desde 2004 (com exceção de uma queda durante os estágios iniciais da pandemia). Para ajudar a tornar as escolhas sustentáveis mais fáceis, a partir deste mês, quando se pesquisar por hotéis em google.com/travel, o separador “Sobre” irá mostrar uma lista de hotéis e práticas “eco-friendly” através do selo “Amigo do Ambiente” ao lado do nome.
Por fim, a Google está igualmente a juntar-se, enquanto membro fundador, à coligação Travalyst para ajudar a desenvolver um modelo aberto e global para calcular e exibir as emissões de carbono das viagens aéreas e contribuir para o desenvolvimento de padrões semelhantes para os hotéis. Liderada pelo Príncipe Harry (Duque de Sussex) e fundada em parceria com a Booking.com, Skyscanner, Trip.com Group, Tripadvisor e a Visa, a Travalyst é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para identificar – e ajudar a trazer – mudanças sistémicas necessárias para que as viagens sustentáveis deixem de ser algo de nicho e se tornem algo mais popular.