Em entrevista ao Ambitur.pt, Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo Português (CTP), fala, pela primeira vez publicamente, sobre a Agência Nacional de Promoção Turística (mais desenvolvido na edição de Fevereiro de Ambitur) e quais as bases desta &ideia&, tão criticada por diversas entidades turísticas. &O que é que se está a criticar? Algo que não existe&, começa por esclarecer o&responsável, acrescentando que o que há é uma &ideia&. &Não há documento. Houve aquela apresentação, que foi da autoria de Vítor Costa, director-executivo do Turismo de Lisboa, onde ele dizia o seguinte: quando se avançar para esta ideia, alguns dos assuntos que têm de ser abordados são estes&, explica. De acordo com Francisco Calheiros, não está nada discutido sobre a Agência Nacional de Promoção Turística. Existe apenas uma &ideia base& que visa &um maior envolvimento dos privados, e o facto de haver este maior envolvimento dos privados, poderá permitir ter uma melhor promoção&. Segundo o presidente da CTP, foi nomeado &um grupo de trabalho que vai estudar as várias opções, em que do lado da CTP estão representados o comité de promoção, órgão deliberativo, e do lado do Estado vai haver representantes da Secretaria do Estado e do Turismo de Portugal. Qual é o desafio? Ao longo do ano de 2014 poder adiantar este processo”, conclui.&Por Raquel Loureiro