A IATA acaba de divulgar uma análise que indica que os viajantes na Europa estão a beneficiar de tarifas aéreas que estão a anular a inflação, com o mercado a prosseguir com a sua recuperação pós-Covid.
Os dados mais recentes revelam que as companhias aéreas europeias estão somente a 3,6% do recorde de 2019. Os europeus estão a viajar apesar do clima inflacionário: Em junho, as tarifas aéreas médias na Europa estavam 16% superiores ao período pré-pandemia. Contudo, isso está a atrasar o índice de preços do consumidor médio para a UE que, em junho, se situava em mais 20% relativamente ao período anterior à pandemia de Covid.
“As viagens aéreas na Europa continuam a recuperar fortemente e estão prestes a ultrapassar a referência de 2019 em 2024. A competitividade do mercado de transporte aéreo europeu está a manter a inflação das tarifas aéreas a 16% – quatro pontos percentuais abaixo dos aumentos a que assistimos no índice de preços do consumidor. Considerando a extrema volatilidade dos preços do combustível para a aviação e as subidas dos salários da mão-de-obra este é um feito importante e contrasta com as taxas em constante subida que são impulsionadas pelos nossos fornecedores de infraestruturas”, explica Willie Walsh, diretor geral da IATA.
Recentemente, o CAA do Reino Unido aprovou um aumento de 56% das taxas do aeroporto London Heathrow, e um aumento de 26% para a NATS, o prestador de serviços da navegação aérea do Reino Unido, apesar deste ter falhado este verão. Por sua vez, nos Países Baixos, o aeroporto Schiphol de Amesterdão, que também sofreu falhas de serviço, teve um aumento de 37%.
Os reguladores desempenham um papel crucial na geração de condições sob as quais a concorrência entre companhias aéreas conseguiu desenvolver-se, refere a IATA. Os reguladores europeus podem ficar com os créditos por garantirem uma regulamentação mínima para o consumidor o que permitiu que as companhias aéreas oferecessem muitas alternativas e flexibilidade ao desagregar o pacote de viagem. E a regulamentação europeia de slots criou um equilíbrio entre horários consistentes e uma crescente acessibilidade para novas companhias aéreas concorrentes.
Segundo a IATA, é igualmente importante que os reguladores reconheçam onde podem melhorar as condições de concorrência. E o organismo indica duas áreas-chave:
- Maior regulamentação dos fornecedores de infraestruturas, para fazer descer as taxas;
- Reforma da regulamentação da proteção ao consumidor EU261 para garantir uma implementação mais consistente dos seus objetivos, e uma partilha mais justa de responsabilidade em toda a cadeia de valor da aviação.
“A recuperação do mercado de transporte aéreo europeu está a trazer consigo condições de mercado ainda mais competitivas. Os consumidores perceberão isso mesmo com mais rotas e mais companhias aéreas por onde escolherem. No total, o ano passado assistiu ao nascimento de 20 novas companhias aéreas na Europa. Isto é importante porque um mercado de transporte aéreo mais competitivo tornará a Europa um local mais competitivo para fazer negócios”, adianta Walsh.