A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) divulgou os dados do tráfego aéreo de maio de 2023, verificando que nesse mês houve um aumento de 39,1% face ao período homólogo em 2022. Globalmente, o tráfego está agora em 96,1% dos níveis pré-pandemia.
O tráfego doméstico, em maio, aumentou 36,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, ficando já 5,3% acima do nível de maio de 2019. Este é o segundo mês consecutivo que o tráfego doméstico supera os níveis pré-pandémicos.
Já o tráfego internacional aumentou 40,9% em relação a maio de 2022, com todos os mercados a registar um forte crescimento, liderados mais uma vez pelas operadoras da região Ásia-Pacífico. Os RPKs internacionais atingiram 90,8% dos níveis de maio de 2019, com as companhias aéreas do Médio Oriente e da América do Norte a exceder os níveis pré-pandemia.
A taxa de ocupação total da indústria subiu para 81,8%, liderada pelas operadoras norte-americanas em 86,3%.
“Os aviões estavam lotados, com taxas médias de ocupação a atingir os 81,8%. Os mercados domésticos relataram um crescimento a níveis pré-pandemia. E, entrando na movimentada temporada de viagens de verão, a demanda internacional atingiu 90,8% dos níveis pré-pandémicos”, disse Willie Walsh, diretor-geral da IATA.
Mercados Internacionais de Passageiros
As companhias aéreas da Ásia-Pacífico tiveram um aumento de 156,7% no tráfego de maio de 2023, face ao mesmo mês do ano passado. A capacidade subiu 136,1% e o fator de carga cresceu 6,4% para 80%.
As operadoras europeias registaram uma subida no tráfego de 19,8%, em relação a maio de 2022. A capacidade aumentou 14,2% e o fator de carga subiu para 84,4%.
Por sua vez, as companhias aéreas do Médio Oriente apontaram um aumento de tráfego de 30,8% no espaço de um ano. A capacidade cresceu 25% e o fator de carga subiu para 80,2%. A região está a liderar a recuperação com o tráfego de maio 17,2% acima dos níveis de 2019.
O tráfego das operadoras norte-americanas aumentou 31%, em relação ao período de 2022, e a capacidade cresceu 23,2%, com a taxa de ocupação a subir para 85,1%, a maior entre as regiões.
As companhias latino-americanas tiveram um crescimento de tráfego de 26,3% e a capacidade de maio aumentou 27,3%, mas a taxa de ocupação caiu 0,7 pontos percentuais, para 83,8%. A região foi a única a ter crescimento de capacidade superior ao crescimento de tráfego no mês.
O tráfego das companhias aéreas africanas aumentou 45,2%, em relação ao mês de maio do ano anterior. A capacidade subiu 44,2% e a taxa de ocupação cresceu para 68,8%, a menor entre as regiões.
Mercados Domésticos de Passageiros
O tráfego doméstico do Brasil cresceu 8,6% em maio de 2023, em comparação com o ano anterior, e é o mais recente mercado doméstico a recuperar totalmente, com tráfego 6,5% acima dos níveis pré-pandemia.
Já o tráfego doméstico do Japão aumentou 39%, o resultado mais forte depois da China e em 99,8% dos níveis pré-pandemia.