Depois destes dois duros anos de pandemia, parece que a confiança para viajar e desfrutar de umas merecidas férias voltou por completo, e isto é o que pôde comprovar o motor de busca de voos e hotéis Jetcost: as procuras de voos aumentaram 150%, enquanto que as dos hotéis aumentaram 210% nos primeiros três meses deste ano de 2022. De facto, as procuras para a Páscoa já estão em níveis semelhantes aos de 2019. Além disso, os utilizadores gastam mais 30% de tempo a procurar diferentes soluções, orçamentos e datas alternativas, o que mostra que há um interesse mais real e uma decidida intenção de viajar e encontrar uma boa oferta.
E uma boa parte dos europeus que decidiram viajar durante a Páscoa de 2022 vão fazê-lo em Portugal devido ao elevado grau de vacinação da população, à diminuição da incidência e ao carácter menos perigoso da variante Ómicron, juntamente com o ótimo clima, a riqueza cultural, os costumes e as festas religiosas, além da requintada gastronomia, os bons hotéis e infraestruturas. Tudo em conjunto contribui para que Portugal seja o terceiro país mais procurado na Jetcost para passar estas férias, depois da Espanha e da Itália.
A Jetcost.pt analisa regularmente as procuras feitas através do seu site. Os dados que analisam os resultados das procuras de voos durante a Páscoa de 2022 indicam que uma grande maioria optou por Lisboa, que se converte na cidade mais procurada pelos viajantes espanhóis, alemães, italianos e holandeses, e a segunda pelos britânicos e franceses.
Outro destino português que combina a atração por uma grande cidade, com a sua riqueza cultural e reconhecida gastronomia de renome, é o Porto, que é a cidade mais procurada pelos viajantes franceses, a segunda pelos espanhóis, alemães e italianos, e a terceira pelos britânicos.
Quanto às ilhas, a da Madeira parece ser a preferida dos turistas europeus já que é a terceira a ser escolhida pelos espanhóis e em quarto lugar pelos franceses, ingleses, alemães, italianos e holandeses. A outra grande ilha do arquipélago, a do Porto Santo, ocupa o sexto lugar nas preferências dos turistas franceses, britânicos, alemães e italianos e o sétimo, na dos espanhóis e holandeses.
Por outro lado, nas Ilhas dos Açores, a ilha de São Miguel ocupa o quinto lugar em termos de preferência de espanhóis, franceses, ingleses, alemães, italianos e holandeses, seguida da Terceira, escolhida na sexta posição por espanhóis e holandeses e em sétima pelos franceses, britânicos, alemães e italianos. A Ilha do Pico é a oitava mais procurada por britânicos, alemães, italianos e holandeses, a nona pelos franceses e a décima pelos espanhóis. A ilha do Faial também está muito bem posicionada pois é o oitavo destino mais procurado pelos franceses e o nono pelos espanhóis, ingleses, alemães, italianos e holandeses. Por outro lado, a Ilha de Santa Maria é o décimo destino favorito dos italianos e o décimo primeiro dos espanhóis, franceses, alemães e holandeses.
Finalmente a ilha das Flores, é a escolhida em oitavo lugar para passar uns dias pelos espanhóis e em décimo pelos franceses, ingleses, alemães e holandeses. A ilha de São Jorge está entre as preferências dos espanhóis e franceses e a ilha do Corvo na dos britânicos. As águas transparentes das Ilhas dos Açores, a sua vegetação densa e as paisagens vulcânicas, conjugado com a reabertura de novos voos diretos de diferentes cidades europeias, melhoraram significativamente a chegada de turistas a este paraíso no meio do Atlântico.
Outro destino de sol e praia muito procurado pelos europeus é Faro, que se tornou no primeiro mais procurado pelos viajantes britânicos, no segundo pelos holandeses, no terceiro pelos franceses, alemães e italianos e no quarto pelos espanhóis.
Portugal não é apenas o destino preferido dos europeus para passar estas férias, também o é para os portugueses. Seis cidades portuguesas estão entre as 20 mais procuradas para passar estes dias de descanso e lazer, com Lisboa e o Porto a ocupar as duas primeiras posições, seguidas de São Miguel (4), Madeira (5), Faro (15) e Terceira (16). Além destas, as capitais e as grandes cidades dos principais países europeus são os destinos que ocupam as melhores posições da lista, Paris em terceiro lugar, Barcelona em sexto, Amesterdão em sétimo, Madrid em oitavo, Roma em nono, Londres em décimo, Genebra em décimo segundo, Liverpool em décimo terceiro ou Milão em décimo quarto. Os que se decidiram pelos destinos de longa distância optaram por São Paulo, que ocupa o 11º lugar e o Rio de Janeiro, o 20º.
Cidades mais procuradas pelos portugueses para passar a Páscoa 2022:
1. Lisboa
2. Porto
3. Paris
4. São Miguel
5. Madeira
6. Barcelona
7. Amsterdão
8. Madrid
9. Roma
10. Londres
11. São-Paulo
12. Genebra
13. Liverpool
14. Milão
15. Faro
16. Terceira
17. Luxemburgo
18. Bruxelas
19. Zurique
20. Rio de Janeiro
Ignazio Ciarmoli, diretor de marketing de Jetcost, afirma: “Depois destes dois anos difíceis de pandemia, a normalidade está a voltar às nossas vidas e, com ela, o desejo de viajar entre os europeus. É uma grande notícia podermos comprovar que o interesse dos turistas por Portugal, mantem-se, uma vez mais, na Páscoa. As cidades portuguesas continuam a ser grandes destinos turísticos mundiais, nas quais os bons preços que oferecem em relação a outras cidades, a sua riqueza cultural, as suas praias, os seus costumes nestas datas, a sua requintada gastronomia e os seus bons hotéis e infraestruturas, continuam a seduzir um grande número de turistas. Portugal é o terceiro país mais procurado pelos europeus no potente motor de busca da Jetcost, para passar uns dias de descanso. Não é de estranhar, aliás, que os portugueses concordem com eles, tendo também escolhido as suas cidades para passarem a Páscoa de 2022.”