A Les Roches e a Silversea assinaram oficialmente um acordo para serem pioneiras numa área de estudo inovadora. O primeiro do seu género, este programa inovador – oferecido no campus da Les Roches em Marbella, Espanha – fornece aos estudantes os conhecimentos e as competências necessárias para gerir e supervisionar várias áreas a bordo de navios de cruzeiro, para além de aspetos de marketing, gestão de receitas e outras funções comerciais relacionadas com a indústria dos cruzeiros. Para além disso, os alunos beneficiam de um acordo de bolsas de estudo entre ambas as entidades, bem como da oportunidade de obter um emprego a bordo da frota da Silversea.
Após a conclusão do curso, os licenciados podem assegurar postos de trabalho na Silversea. O reconhecimento global da Les Roches e da Silversea é um testemunho do seu empenhamento em proporcionar uma viagem educativa de alta qualidade. A Les Roches, classificada entre as quatro melhores escolas de gestão hoteleira do mundo, contribui com a sua vasta experiência no meio académico, enquanto a Silversea, conhecida como a principal companhia de cruzeiros ultraluxuosos e celebrada pelo seu estilo de vida com tudo incluído e pela sua extensa carteira de destinos globais, contribui com a sua inestimável visão do panorama das viagens de cruzeiro.
Este setor tem sofrido um ressurgimento significativo nos últimos anos. De acordo com um relatório recente da Cruise Lines International Association (CLIA), em 2023, este sector deverá gerar receitas de aproximadamente 155 mil milhões de dólares e criar 1,2 milhões de postos de trabalho em todo o mundo. Trata-se de um dos setores de crescimento mais rápido. Como indica o estudo da CLIA, cada 1% de aumento traduz-se em quatro milhões de novos cruzeiristas. Prevê-se que a capacidade dos navios aumente globalmente em 19%, atingindo cerca de 750 000 portos de atracagem em 2028. Além disso, é considerada uma das tipologias de turismo com maior potencial para evoluir no sentido das normas de sustentabilidade definidas pelo Conselho Mundial de Turismo Sustentável.
Em resposta, esta aliança estratégica entre a Les Roches e a Silversea abre um vasto leque de oportunidades para aqueles que desejam desenvolver-se num setor com perspetivas de crescimento positivas. O Postgraduate Diploma in Cruise Management posiciona-se como pioneira nesta especialidade entre os programas de formação, oferecendo uma aprendizagem altamente centrada nos aspetos práticos e de gestão – uma caraterística distintiva da Les Roches – juntamente com uma imersão guiada pela marca líder de cruzeiros de ultraluxo, a Silversea. A instituição académica, com 70 anos de história e com campus em Espanha desde 1995, escolheu o seu campus de Marbella, próximo de Málaga, reconhecido centro de cruzeiros de luxo, como local ideal para a realização deste novo programa, onde o tráfego de cruzeiros de luxo aumenta a cada ano.
“A parceria com a marca de cruzeiros ultraluxuosos líder mundial é um motivo de orgulho para a Les Roches. A dedicação e a ambição que a Silversea impõe no seu modelo de negócio estão em sintonia com a nossa metodologia de formação. O setor de cruzeiros de luxo é uma área ainda não totalmente explorada academicamente, e a promoção deste diploma posiciona-nos na vanguarda, de uma especialização que continua a crescer ano após ano”, disse Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches.
Espanha atrai o segundo maior número de passageiros de cruzeiros na Europa, atrás da Itália. Em 2023, um novo recorde foi estabelecido no país, com um aumento de 46% em relação a 2022, atingindo mais de 12 milhões de passageiros, de acordo com os últimos dados publicados pela Ports of the State. A parceria entre a Silversea e a Les Roches posiciona Marbella como um centro estratégico para as empresas do setor, uma vez que a necessidade urgente de estabelecer equipas especializadas em viagens de cruzeiro já é uma realidade.
“Como parte do nosso compromisso de oferecer aos nossos hóspedes o melhor serviço no mar, a Silversea atribui grande importância ao recrutamento dos tripulantes mais talentosos do setor”, afirmou Barbara Muckermann, presidente da Silversea. “A educação e a formação são fundamentais nesta indústria orientada para o serviço, que está a crescer rapidamente. Desde que passou a fazer parte do Grupo Royal Caribbean, a Silversea recebeu seis navios na sua frota em apenas três anos, o que torna a atração de profissionais talentosos mais importante do que nunca. Estamos muito satisfeitos com a parceria com Les Roches, uma instituição académica de referência, para garantir que o nosso serviço continua a ser o melhor do setor.”
Durante o primeiro semestre, os estudantes vão seguir uma formação centrada nas operações de cruzeiros, desenvolvendo experiências de luxo para os hóspedes, aprendendo sobre alojamento de luxo e gestão de alimentos e bebidas a bordo, vendas e receitas e direito marítimo. Durante este período, Les Roches oferece também uma viagem de negócios ao Mónaco e a Miami, onde se encontra o maior porto de passageiros do mundo. Após a conclusão desta primeira parte do programa, os estudantes podem optar por um período de imersão na indústria de cruzeiros com a Silversea.