A Atout France acaba de divulgar os dados relativos ao comportamento do mercado português em França, em 2022, revelando que voltou a ser o seu 10º maior mercado emissor. Assim, de acordo com os números divulgados pela agência francesa, no ano passado, um milhão de portugueses viajaram para França, ou seja, um aumento de 109% face a 2021, mas ainda abaixo de 2019 (1,4 milhões de visitantes). Foi responsável por 150 milhões de euros em receitas turísticas.
Recorde-se que, segundo um estudo da SIBS analytics, as despeas dos portugueses com férias no estrangeiro aumentaram em 5%. A França foi, em 2022, o segundo destino mais popular para viagens ao estrangeiro, com uma quota de mercado de 28%, estando atrás de Espanha mas à frente de Itália.
A Atout France realizou um estudo, em conjunto com a Nielsen, sobre as viagens dos portugueses a França em 2022, para melhor compreender os seus perfis, hábitos e gostos. Daqui verificou-se que a duração média d euma viagem a França é de 5,5 dias, com o alojamento a recair sobre hotéis de 4 ou 3 estrelas, ou residência de amigos/ familiares. 84% dos turistas portugueses que chegaram a frança fizeram-no por via área, com um peso ligeiramente superior de viagens em companhias low cost. A despesa média para a viagem é de 560 euros por pessoa, por estadia.
O português prefere o turismo urbano, a gastronomia e as visitas culturais quando viaja para França. E entre as regiões mais conhecidas está Paris.
Já o perfil do turista português em França é composto por homens e mulheres, com idades compreendidas entre 25 e 54 anos e residentes nas regiões do Norte, Porto e Lisboa.
O tipo de viagem é 70% viagens de lazer e 30% viagens ligadas a uma reunião, conferência ou congresso, de acordo com dados de 2021.