Tendo assumido o compromisso em 2021 de atingir zero emissões de gases de efeito estufa até 2050, a MSC Cruzeiros está continuamente a explorar e investir em novas tecnologias, com o objetivo de descarbonizar, sendo que algumas têm tido resultados muito promissores. Tendo em vista alcançar esse compromisso é fundamental minimizar o impacto dos navios de cruzeiro nas comunidades portuárias e o seu ambiente enquanto estão atracados.
A energia em terra desempenha um importante papel nesse sentido porque permite que os navios desliguem os seus motores e se conectem à energia elétrica local para fazer funcionar os seus sistemas a bordo. Com a eletricidade a ser transportada para o navio através de um transformador especialmente concebido no cais, esse processo evita emissões produzidas pelos geradores a diesel, melhorando a qualidade atmosférica local, para além de reduzir o ruído e os níveis de vibração. O meio ambiente e as comunidades vizinhas beneficiam diretamente da tecnologia de energia em terra. Após investimentos significativos nas suas capacidades de frota, a MSC Cruzeiros anunciou hoje passos e compromissos concretos para adotar e acelerar o uso de energia elétrica em terra.
Energia elétrica em terra pronta para o Verão em Southampton e Warnemünde
A partir do final de maio até à temporada de verão de 2022, dois navios da frota da MSC Cruzeiros estão a utilizar a energia elétrica em terra pela primeira vez: MSC Virtuosa no Reino Unido no novo Terminal de Cruzeiros Horizon do Porto de Southampton e o MSC Poesia em Rostock- Warnemünde, Alemanha.
Southampton é o principal porto de cruzeiros de embarque da Europa, recebendo mais de dois milhões de passageiros por ano. É também o primeiro porto do Reino Unido a fornecer energia em terra para navios de cruzeiro.
Rostock-Warnemünde por sua vez, é o maior fornecedor de energia elétrica em terra para navios de cruzeiro na Europa.
Em ambos os casos, a estreita colaboração com as autoridades locais com base no interesse comum tornou possível o fornecimento e uso de energia elétrica em terra. Numa vertente prática, a MSC Cruzeiros agradece o apoio prestado pelas autoridades portuárias para concluir a colocação em serviço do equipamento antes de poder começar a utilizá-lo sistematicamente dentro de algumas semanas.
Um acordo ambicioso com a Cruise Baltic
No dia 5 de abril de 2022, a Cruise Baltic e a MSC Cruzeiros assinaram um Memorando de Entendimento relativo aos seus esforços conjuntos para contribuir para o uso do fornecimento de energia elétrica em terra na região do Mar Báltico. O MoU, assinado em reconhecimento da importância de reduzir a poluição atmosférica causada pelo homem, destaca um desejo mútuo de contribuir para melhorar o impacto ambiental da indústria de cruzeiros.
A Cruise Baltic inclui 32 portos e destinos na região do Mar Báltico. Ao assinar o acordo, a Cruise Baltic compromete-se a trabalhar para instalações de fornecimento de energia elétrica em terra na região com o objetivo de aumentar o número de instalações no Mar Báltico. Para garantir este objetivo, a MSC Cruzeiros compromete-se a garantir que os navios de cruzeiro que fazem escalas regulares para os respetivos portos na Região do Mar Báltico utilizam o fornecimento de energia elétrica em terra, se disponível, o mais rapidamente possível e o mais tardar a partir de 1 de janeiro de 2024.
Investimentos adicionais em capacidade de energia em terra
Até ao final de 2022, 11 dos 21 navios da MSC Cruzeiros – incluindo todos os novos navios construídos desde 2017 – estarão equipados com capacidade de energia elétrica em terra. Os navios existentes estão a ser ou serão adaptados no futuro, à medida que os seus itinerários os levam a portos onde a energia em terra estará disponível.
Com as exigências regulamentares previstas e as preocupações da comunidade local sobre a qualidade do ar, vários portos ao redor do mundo estão a desenvolver infraestruturas para dar suporte à energia elétrica em terra para navios de cruzeiro. Contudo, de acordo com a CLIA, atualmente não há mais de 14 portos visitados pelos seus membros, que estejam equipados com capacidade de eletricidade em terra, enquanto apenas 7% dos cais de cruzeiro estarão equipados até 2025.
Outras tecnologias ambientais de ponta implementadas na frota da MSC Cruzeiros
Determinada em atingir emissões zero até 2050, a Cruise Division do MSC Group está a investir e a apoiar o desenvolvimento acelerado e a implementação de tecnologias inovadoras e de vanguarda a serem implementadas na sua frota. A energia elétrica em terra é um exemplo entre outros inúmeros progressos.
Da frota, 14 dos navios da MSC Cruzeiros foram equipados com sistemas híbridos de limpeza de gases de escape, garantindo uma redução de 98% de óxido de enxofre. Até ao final de 2022, os 5 navios mais recentes terão sistemas de redução catalítica seletiva, que convertem óxidos de nitrogénio em nitrogénio inofensivo e água.
O MSC World Europae o MSC Euribia, que estão atualmente em construção e projetados para serem entregues em 2022 e 2023, respetivamente, serão os primeiros navios movidos a LNG da MSC Cruzeiros. O gás natural liquefeito (LNG) é de longe o combustível marítimo mais limpo atualmente disponível. Reduz drasticamente as emissões dos navios, melhorando significativamente a qualidade do ar, principalmente para comunidades em cidades portuárias e áreas costeiras. O LNG praticamente elimina as emissões de poluentes atmosféricos locais, como óxidos de enxofre em 99%, óxidos de nitrogénio em 85% e partículas em 99%. Em termos de emissões com impacto global, o LNG desempenha um papel importante na mitigação das alterações climáticas e os motores dos navios de LNG terão o potencial de reduzir as emissões de dióxido de carbono até 25% em comparação com os combustíveis marítimos padrão.
O MSC World Europa também será o primeiro navio de cruzeiro a utilizar a tecnologia de célula de combustível de óxido sólido (SOFC). Este tipo de célula de combustível é concebido para gerar eletricidade de 20 a 30 por cento mais eficiente através de um processo eletroquímico sem combustão ao utilizar LNG em comparação com a propulsão marítima tradicional baseada em combustão e motores auxiliares. Ao funcionar com LNG, a tecnologia SOFC reduz as emissões de carbono equivalente até 60% em comparação com as fontes de propulsão tradicionais, como o diesel elétrico biocombustível, e emite praticamente zero poluentes atmosféricos nocivos, como óxidos de enxofre, óxidos de nitrogénio e partículas em suspensão. Espera-se que a experiência adquirida com a instalação inicial no MSC World Europa permita a expansão de futuros sistemas deste tipo.
Para além disso, a Cruise Division do MSC Group iniciou várias parcerias com estaleiros, fornecedores de energia, empresas de infraestrutura, programadores de tecnologia e instituições académicas. Estas permitirão um estudo mais aprofundado sobre células de combustível, navios movidos a hidrogénio e outras tecnologias emergentes que oferecem o potencial de permitir navios com emissões zero. A ambição da empresa é estudar e testar cada vez mais essas potenciais soluções através de novas construções e adaptações de programas, para acelerar o seu desenvolvimento, ajudá-los a atingir a maturidade e implantá-las na nossa frota.
Tecnologias ambientais no MSC World Europa e MSC Euribia:
- Motores e combustíveis: 4 motores Wärtsilä (12V e 16V) biocombustíveis que geralmente funcionam com gás natural liquefeito (LNG), ocasionalmente com 0,1% de gasóleo naval de enxofre (MGO).
- Emissões Atmosféricas: Sistema de redução catalítica seletiva que reduz as emissões de NOx até 90% quando o navio opera com MGO (o LNG oferece uma redução de NOx semelhante) – o MSC Euribia cumprirá as normas Tier III da IMO, independentemente do combustível usado.
- Conectividade energética da terra com o navio, permitindo que este desligue os seus motores e se conecte a redes elétricas locais em portos onde essa infraestrutura está disponível.
- Águas residuais: Sistema avançado de tratamento de águas residuais em conformidade com os padrões MEPC 227(64) da Organização Marítima Internacional – a chamada ‘ Baltic Standard’.
- O sistema de tratamento de água de lastro impedirá a introdução de espécies invasivas no ambiente marinho através de descargas de água de lastro, em conformidade com a Convenção de Gestão de Água de Lastro da Organização Marítima Internacional.
- Proteção da Vida Marinha: Medidas de redução de ruído irradiado subaquático com designs de casco e sala de máquinas que minimizam o impacto acústico do som, reduzindo quaisquer efeitos potenciais sobre a fauna marinha, principalmente sobre os mamíferos marinhos nas águas circundantes.
- Eficiência energética: Todas as novas construções da MSC Cruzeiros incorporam uma ampla gama de equipamentos energeticamente eficientes que ajudam a reduzir e otimizar o uso de energia a bordo. Estes incluem várias tecnologias, como ventilação inteligente e sistemas avançados de ar condicionado com circuitos automatizados de recuperação de energia que redistribuem calor e frio para reduzir a procura. Os navios usam iluminação LED controlada por sistemas de gestão inteligentes para melhorar ainda mais o perfil de poupança de energia. A frota da MSC está a concluir em breve o programa de readaptar os sistemas automáticos de recolha de dados em todos os navios para a monitorização remota de energia e análise avançada, permitindo suporte em terra em tempo real para melhorar a eficiência operacional a bordo.