O MSC Euribia foi o primeiro cruzeiro da indústria a realizar a primeira viagem com zero emissões de gases com efeito de estufa, depois de ter deixado o estaleiro em Saint-Nazaire, em França, rumo à Dinamarca para a Cerimónia de Nomeação do MSC Group.
Este navio é movido a gás natural liquefeito (LNG) e é o 22.º a juntar-se à frota da MSC Cruzeiros: “esta primeira viagem com zero emissões do nosso navio emblemático mais recente, o MSC Euribia, constituiu mais um passo significativo na nossa viagem rumo à descarbonização e demonstra, acima de tudo, o prolongamento do nosso compromisso”, afirmou Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da Cruise Division do MSC Group.
A companhia adquiriu 400 toneladas de bio-LNG para mostrar o seu compromisso com a implementação de combustíveis renováveis e medidas de transição energética para a viagem pioneira de zero emissões, e torna-se assim a primeira de cruzeiros do setor a comprar bio-LNG como fonte de combustível.
O responsável diz ainda que “dada a importância absoluta dos combustíveis alternativos para a nossa indústria, bem como para outros setores da sociedade civil para alcançar a descarbonização, todos temos de trabalhar em conjunto para aumentar a sua disponibilidade em escala. A nossa compra de bio-LNG enviará um sinal claro e significativo ao mercado de que existe procura das Companhias de Cruzeiro por combustíveis novos e mais limpos, mas precisamos que os governos, produtores e utilizadores finais colaborem e aumentem a disponibilidade destas fontes de energia vitais e tão necessárias”.
A navegação com zero emissões utilizará o bio-LNG através de um sistema de balanço de massa, o método mais eficiente do ponto de vista ambiental para proporcionar os benefícios do biogás renovável. Toda a cadeia de abastecimento estará em total conformidade com a Diretiva da União Europeia relativa às Energias Renováveis, vulgarmente conhecida como RED II, e cada lote individual do total de bio-LNG produzido foi certificado pela International Sustainability & Carbon Certification.
A velocidade e o itinerário da viagem inaugural do MSC Euribia foram concebidos para otimizar a configuração e as cargas dos motores para minimizar o consumo de combustível. Isso incluiu uma série de medidas, desde a configuração dos motores até a velocidade das ventoinhas de ar condicionado individuais nos camarotes de passageiros, juntamente com o itinerário e a otimização da velocidade e do itinerário.
As novas construções da MSC Cruzeiros são navios com combustível flexível que podem acomodar uma variedade de combustíveis renováveis. O uso de LNG fóssil já atinge uma redução de até 20% nas emissões de gases de efeito de estufa, quando comparados com os combustíveis marítimos convencionais, e elimina todas as emissões de óxidos de enxofre e partículas, ao mesmo tempo que reduz os óxidos de nitrogénio em 85%.