O NEST – Centro de Inovação do Turismo apresenta o projeto “Think Tanks on the way by NEST” um evento destinado a explorar a metodologia do Design Thinking e o seu impacto nas práticas de inovação, com particular ênfase no setor do turismo. Após o sucesso da primeira edição realizada em formato digital, o NEST decidiu dar o próximo passo, levando a iniciativa a várias cidades do país, num roadshow que se inicia a 6 de dezembro em Lisboa e culmina na Covilhã.
O projeto “Think Tanks by NEST” estreou-se em formato digital na sua primeira edição, realizada em 2020. Devido ao sucesso do evento, o NEST decidiu dar continuidade ao projeto em formato presencial, contando com o apoio de diversos parceiros locais para levá-lo a várias cidades do país. Na versão presencial, o evento não estará centrado apenas num tema, como na edição anterior, mas sim em agendas específicas que convidam PME do setor do Turismo a aplicar a metodologia do Design Thinking nos seus próprios negócios. O objetivo é torná-los mais eficientes, criativos e rentáveis. O roadshow terá início em Lisboa, no dia 6 de dezembro, e passará por várias cidades, incluindo Coimbra, Portimão, Porto e culminará na Covilhã.
Na agenda do programa, os participantes terão acesso a vários momentos. Uma sessão de boas-vindas, onde os participantes terão a oportunidade de descobrir como o NEST utiliza o Design Thinking para moldar o futuro do turismo e como podem juntar-se a essa jornada de inovação. Uma Masterclass, apresentada pelo Diretor Executivo, Roberto Antunes, que explora a transição digital no turismo, destacando as oportunidades que essa transformação oferece ao setor. Uma apresentação da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restaurantes e Similares de Portugal), sobre as vantagens de ser associado, assim como uma apresentação da oferta formativa da Escola de Turismo. E também uma sessão de capacitação sobre como aplicar o Design Thinking nos negócios, em que os participantes terão acesso a um workshop interativo que os ajudará a despertar o seu potencial de inovação. Todas as atividades serão adaptadas de acordo com o local.
“O Design Thinking combina o que é desejável do ponto de vista humano com o que é tecnologicamente e economicamente viável. Muitos líderes de negócios adotam esta metodologia como uma abordagem de senso comum para resolver problemas complexos, sendo uma ferramenta fundamental para os negócios de hoje em dia, pois permite criar soluções inovadoras centradas no cliente que são adaptáveis e promovem sobretudo a colaboração”, explica Roberto Antunes, diretor executivo do NEST, destacando como a metodologia pode beneficiar as PME do turismo.
Roberto Antunes assinala que “juntos, e pondo mãos à obra, os participantes poderão contribuir para a criação de uma indústria mais vibrante e sustentável, usando uma metodologia inovadora. Este evento é uma oportunidade para aqueles que desejam explorar as últimas tendências em inovação no turismo e transformação digital. Incentivamos as PME que participem e façam parte da mudança no setor, e se quiserem, tragam um colega, parceiro de negócios, ou simplesmente alguém que considerem ter a mesma vontade de inovar.”
Com este projeto, o NEST aprofunda a sua missão de promover a inovação e a adoção de tecnologia na cadeia de valor do setor, apoiando o desenvolvimento de novas ideias empresariais, a experimentação de projetos e a capacitação de empresários na transição para a economia digital.
O roadshow tem datas marcadas para dia 6 de dezembro em Lisboa, 13 de dezembro em Coimbra, 10 de janeiro em Portimão, 17 de janeiro no Porto e 24 de janeiro na Covilhã.
As PME interessadas em obter mais informações sobre o programa e realizar a sua inscrição podem visitar o site oficial do evento.