O novo boutique hotel na região do Porto, destinado ao segmento do luxo e com um enquadramento privilegiado sobre as margens do rio Douro, abriu ao público no dia 15 de junho de 2021. Rodeado por jardins, lagos e bosque, somando 3.5 hectares de área natural e 200 metros de frente de rio, o Vinha Boutique Hotel apresenta-se como um refúgio próximo do Porto e da região do Douro. Um lugar onde, visitantes e hóspedes, podem usufruir de experiências enogastronómicas encoradas na valorização e preservação dos produtos endógenos, sob a mestria do Chef Renato Cunha, programas de wellness no Spa Sisley Paris existente no hotel como ainda muitas atividades ao ar livre.
O Vinha Boutique Hotel, é a mais recente unidade de 5 estrelas da região Porto e Norte, em Oliveira do Douro, V. N. Gaia. Com 38 quartos, o hotel nasce da reabilitação de uma propriedade do Séc. XVI, antiga Quinta Fonte da Vinha, com uma extensa área de património natural, situada na margem esquerda do rio Douro. À casa senhorial agora reabilitada, juntou-se um novo edifício que reinterpreta, num traço depurado, os elegantes socalcos que nas encostas do Douro vinhateiro se desenham. O novo boutique hotel introduz um conceito de estadia e vivências alavancado numa dialética criativa associada a marcas internacionais no segmento do luxo e um serviço personalizado.
Miguel Archer Pulido, diretor geral da nova unidade hoteleira, considera que “o Vinha Boutique Hotel irá contribuir para elevar o destino da região Porto e Norte, pois reúne todas as características e inovação que os hóspedes procuram e que muitas vezes se apresentam como motivação para a escolha de determinado destino. O hotel irá certamente atrair consumidores do luxo, exigentes e com muita cultura, que viajam pelo mundo fora em busca de estadias que lhes permitam viver experiências únicas em hotéis desta natureza. A casa senhorial que integra o hotel, acolhe o Vinha Restaurante, o Bar Reserva e também o Spa, o primeiro na região Norte de Portugal da marca francesa Sisley Paris. É ainda composta por dois pisos com quartos, estando os restantes distribuídos pelo edifico novo contíguo”.

Vibrante e acolhedor, o hotel oferece um conceito de estadia distinto, assente na diferenciação dos ambientes de interiores, num total de 38 quartos e suites, com produtos de acolhimento e “amenities” da conceituada marca britânica Jo Malone. Ralph Lauren, Hermès, Missoni, Etro e Christian Lacroix são algumas das marcas ou “maisons” que orientam o conceito criativo de 19 quartos/suites do hotel. Os restantes 19 quartos apresentam uma decoração de interiores comum entre eles, designados como Quartos Vinha.
Renato Cunha, Chef Executivo, dirige o conceito gastronómico do hotel e em particular do Vinha Restaurante, sustentado numa filosofia de sabores autênticos, que conta toda uma narrativa com origem no Rio Douro, do seu terroir de montante a jusante. O serviço é realizado numa elegante sala decorada com elementos característicos da marca Moooi. O restaurante dispõe ainda de uma sala privada, para momentos gastronómicos em espaço exclusivo e reservado. E ainda um pátio exterior, rodeado por lagos e jardins, com a mesma tipologia de serviço das salas interiores, para estimular os sentidos gustativos em dias de bom tempo.
O Bar Reserva apresenta uma abordagem disruptiva e inovadora, num ambiente cheio de carácter, onde se denota uma aura com inspiração assente no conceito clássico de clube, de momentos exclusivos, de tertúlia, mas aqui transposto para um espaço de que todos podem usufruir e com o Rio Douro como pano de fundo. Um lugar onde a liberdade criativa do Chef Renato Cunha pisca o olho à gastronomia internacional e é possível degustar uma refeição informal, experienciar cocktails clássicos ou de assinatura, uma seleção criteriosa de vinhos a copo, entre outras propostas como chás e infusões, kombuchas, sumos naturais de frutos, ou ainda ter acesso a uma lista de bebidas muito exclusivas. O bar dispõe ainda de uma esplanada com vista para o rio e jardins do palacete.
O universo gastronómico do Vinha Boutique Hotel é vasto e estende-se até ao exterior com experiências que permitem uma relação de comunhão entre o homem e a natureza, tais como a cozinha de fogo de chão, em potes de ferro fundido antigos, ou os piqueniques Vinha, que têm lugar nos jardins do hotel. Estes serviços requerem reserva prévia e estão disponíveis tanto para o público em geral como para os hóspedes.
O Sisley Paris Spa do hotel conta com 500m2 de área dedicada ao bem-estar, sendo este o único SPA na região Norte de Portugal da marca francesa. É também nesta área que o hotel integra uma loja, com venda ao público, de produtos da reconhecida marca parisiense de cosmética de luxo. O espaço do Spa inclui também uma piscina interior, uma Vitality pool, 3 salas de tratamentos, um espaço de duche Vichy, sauna, banho turco, duche Hammam, fonte de gelo, duche sensações, zona de relaxamento e ainda um fitness studio. Para quem procura um programa de wellness em maior comunhão com a natureza, tem como opção as Nature Rooms – salas de tratamento localizadas no exterior com vista panorâmica sobre os jardins do hotel e rio Douro. Enquanto os adultos relaxam no Spa, as crianças podem passar o tempo acompanhadas de uma babysitter no Kids Room.
Na envolvência exterior encontra-se a piscina panorâmica com vista frontal para o Rio Douro, com bar e esplanada, assim como programas de atividades ao ar livre, tais como, passeios pedestres, passeios de bicicleta na zona ribeirinha ou passeios de barco.
De referir que o Vinha Boutique Hotel está em linha com o projeto Encostas do Douro, promovido pela autarquia de Vila Nova de Gaia, que visa a valorização ambiental e patrimonial da frente do rio Douro de Gaia até Lever, com a construção de uma ciclovia junto ao rio, parte dela já executada, “acesso direto que a localização privilegiada do hotel sobre o Rio proporciona aos seus visitantes e hóspedes”, refere o diretor geral do hotel.
A nova unidade hoteleira tem como objetivo num futuro próximo, o aumento da oferta de alojamento passando pela construção de bungalows ecológicos, junto ao bosque da propriedade com vista para os jardins do palacete e Rio Douro.