Portugal United regressa ao Brasil para promover o país em cinco cidades
O Roadshow passará por São Paulo, Florianópolis, Goiânia, Brasilia e Rio de Janeiro de 17 a 24 de fevereiro.
Inicia-se já no dia 17 de fevereiro a 16ª edição brasileira do Portugal United, iniciativa que traz workshops acompanhados de coquetéis para apresentar ao mercado do destino Portugal. O evento será realizado em cinco cidades: São Paulo (17 de fevereiro), Florianópolis (21 de fevereiro), Goiânia (22de fevereiro), Brasilia (23 de fevereiro) e Rio de Janeiro (24 de fevereiro).
Organizado por algumas das principais empresas ligadas ao setor turístico, Portugal United traz detalhes sobre as sete regiões turísticas portuguesas (Lisboa/Região, Porto/Norte, Centro, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira), bem como informações referentes a hospedagem, gastronomia e entretenimento no país mais ocidental da Europa.
Para Pedro Ribeiro, diretor de marketing e vendas dos Hotéis Dom Pedro e cofundador do projeto “toda a equipe do Portugal United esta muito entusiasmada por volta a percorrer estas cidades do Brasil e mostra como Portugal se tem preparado para receber os turistas brasileiros”.
O Rodashow traz ao Brasil:
· Dom Pedro Hotels & Golf Collection
· Vip Hotels
· Tranzalpino DMC
· Onyria Quinta da Marinha Hotel
· Palácio do Estoril
· Freeport Outlet
· Lutecia Smart Design Hotel
· TAP Air Portugal
· Turismo de Portugal
O coletivo Portugal United nasceu em 2005 com o objetivo de participar numa feira de Turismo em São Paulo. No seu núcleo fundador estavam a Dom Pedro, os Vip Hotels e a Operadora DMC Citur. A estas empresas juntou-se a TAP e nos anos seguintes muitas outras entidades, sempre com o objetivo de promover Portugal.
A iniciativa estendeu-se para além do Brasil, chegando a muitos outros mercados. Em 2018 o Portugal United promoveu Portugal em mais de 20 cidades nos mais variados mercados. Em 2019 marcou a 15ª edição do seu Roadshow no Brasil. Ao longo de 16 anos, Portugal United já esteve presente em 10 países, passando por mais de 40 cidades, 16 delas no Brasil.
Turismo Responsável é destaque na WTM Latin America 2022
Com relevância ampliada, tema ganha auditório dedicado e tem entrega de prémio confirmada para dia 06/04.
“Nós precisamos assumir a responsabilidade sobre os impactos positivos e negativos que a atividade turística causa em um destino. Nós, significa toda a indústria, incluindo os turistas. Isso porque queremos lugares melhores para viver e visitar — nesta ordem”. A afirmação é de Simon Mayle, diretor da WTM Latin America, maior e mais completo [DT(1] evento de turismo B2B da América Latina que, neste ano, ocorre entre 5 e 7 de abril nos pavilhões branco e azul do Expo Center Norte, em São Paulo.
A premissa apresentada e defendida por Mayle para a WTM Latin America faz parte da prerrogativa do portfólio World Travel Market (WTM) em todo o mundo e foi adotada há quase 20 anos, pioneiramente, na WTM Londres.
O tema Turismo Responsável sempre esteve presentes nas edições da WTM Latin America, seja por meio de rodas de conversa, painéis com especialistas ou debates envolvendo vários players, tendo ganhado mais relevância em 2019, com o lançamento do Prêmio Turismo Responsável, que teve sua primeira edição (resultados de 2020) entregue virtualmente e de forma exclusiva no primeiro semestre de 2021.
Para este ano e considerando a força que a temática ganhou durante a pandemia, a WTM Latin America dedicará um auditório exclusivamente para debater, de forma ampla e completa, o Turismo Responsável. Ao todo, são mais de 10 sessões diferentes com especialistas e debatedores.
A agenda desta temática também contará com a entrega da segunda edição do Prêmio Turismo Responsável que coloca o continente na rota mundial de reconhecimentos e, entre outros, busca descobrir, reconhecer e promover exemplos de boas práticas na região latino-americana, incluindo iniciativas que vão desde proteção à criança e benefícios para a comunidade até as emissões de gases de efeito estufa e reduções em plásticos descartáveis.
Nesta edição, 18 especialistas integram o corpo de jurados que analisará cada um dos cases inscritos nas categorias “Descarbonização do setor de viagens e turismo”, “Apoio a Funcionários e comunidades durante a pandemia”, “Destinos que apoiam a construção mais sustentável pós-Covid”, “Aumento da Diversidade no Turismo: Quão inclusiva é a nossa indústria?”, “Reduzindo o desperdício de plástico no meio ambiente” e “Aumento do benefício econômico local”. Em cada categoria, serão três finalistas, incluindo o vencedor.
“Já faz algum tempo que o turismo tem assumido várias formas. Fornecedores e visitantes têm entendido que os destinos são mais do que diversão e consumo. Nesses locais cobiçados por muitos, existem moradores, natureza, história e tudo deve ser respeitado e preservado”, diz Gustavo Pinto, conselheiro da WTM Latin America para o Turismo Responsável e coordenador do Prêmio, reforçando que “a mudança de comportamento que desejamos é um caminho sem volta”.
A WTM Latin America 2022 prevê reunir 500 expositores de mais de 40 países, além de 8.000 visitantes únicos. As inscrições abrirão em 16 de fevereiro e a visitação será permitida mediante cadastramento prévio e apresentação do ciclo completo vacinal.
Sobre o World Travel Market
O portfólio do World Travel Market (WTM) compreende os principais eventos de viagens, portais online e plataformas virtuais em quatro continentes, gerando mais de US$ 7,5 bilhões em negócios do setor.
Sobre a WTM Latin America
A WTM Latin America ocorre anualmente em São Paulo e atrai cerca de 19 mil profissionais de turismo durante três dias de evento. A feira oferece conteúdo qualificado, além de networking e oportunidades de negócios. Em sua nona edição — a primeira 100% virtual, realizada em 2021 — a WTM Latin America seguiu seu foco na geração efetiva de negócios e atingiu a marca de 4.200 encontros realizados entre compradores, agentes de viagens e expositores. Mais informações estão disponíveis em no site.
A ligação direta entre Natal e Lisboa pela Tap ganhará, a partir de 27 de março, mais dois voos semanais.
A ligação direta entre Natal e Lisboa ganhará, a partir de 27 de março, mais dois voos semanais. A novidade foi anunciada na manhã desta quarta, 09, durante reunião da governadora Fátima Bezerra com a direção regional da companhia aérea portuguesa TAP. Assim, a capital potiguar passará a ter uma ligação direta com o continente europeu cinco vezes por semana, de terça a sábado.
A reunião aconteceu na sede da companhia na Avenida Paulista e contou com a presença da secretária estadual de Turismo, Ana Maria da Costa. As gestoras foram recebidas pelo diretor regional para o Brasil e para América do Sul da TAP, Carlos Antunes, pelo Diretor Sênior de Vendas e Distribuição, Fredéric Gossot, e pelo assessor especial da companhia, Mário Carvalho. Na ocasião, a governadora reafirmou o convite, feito em outubro para a CEO da TAP Christine Ourmières-Widene, para que os executivos do grupo visitem o Rio Grande do Norte. O diretor Carlos Antunes agradeceu o convite e confirmou a visita que deve ocorrer em maio deste ano, quando a TAP completará 23 anos de operações no estado.
Desde o dia 03 de novembro o Aeroporto Internacional Aluízio Alves voltou a receber o voo direto da TAP. O atual voo tem frequência semanal de três vezes, com pousos e decolagens nas quartas, sextas e sábados. A expectativa é que o aumento da frequência semanal amplie a presença de turistas europeus no estado.
Essa notícia que recebemos hoje é excelente. Os dados apontam que a volta do voo da TAP ao Rio Grande do Norte já é um sucesso, com ocupação média chegando aos 80%. A ampliação no número de voos vai significar mais incremento na economia de todo o setor turístico, e é resultado também do trabalho de promoção que o governo, através da SETUR e Emprotur, vem fazendo nos mercados europeus. A companhia entende que o nosso destino é estratégico porque também há maior interesse nesses mercados para conhecer as belezas que só o Rio Grande do Norte tem”, analisou Ana Maria da Costa.