A Nova SBE apresentou hoje as novidades e projetos para este ano letivo de 2021/2022. Sérgio Guerreiro, diretor executivo da Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality, fez questão de explicar que neste contexto de incerteza no setor do turismo, “é fundamental reforçar as capacidades de liderança no processo de tomada de decisão face aos novos desafios da recuperação do negócio”. E esclareceu que a rapidez nas alterações do comportamento do consumidor, dos fatores socioeconómicos externos e internos, das novas tecnologias e redes digitais, e da motivação dos recursos humanos, implicam um novo olhar e ação nos processo de transformação dos negócios.
Assim, as ações de formação da Nova SBE no setor da hospitalidade e turismo pretendem “apoiar os líderes, os gestores e as suas organizações nesta transformação fundamental para a competitividade”, frisou o responsável, durante a apresentação.
Trata-se de programas de reflexão intensiva, de dois a quatro dias, de conteúdo e com ferramentas para aplicação prática nas organizações. São cursos que conjugam a excelência académica da Nova SBE e a prática no setor e outras indústrias.
Os objetivos destes programas de formação passam por promover o desenvolvimento de hard e soft skills de gestão e liderança em contextos exigentes e incertos, bem como por atualizar conhecimentos sobre ferramentas, metodologias e estratégias inovadoras numa era de transformação digital, dos dados, da criatividade e da sustentabilidade. Por fim, passa ainda por repensar o conceito de hospitalidade centrado na experiência do cliente.
Sérgio Guerreiro anunciou que para as equipas de gestão intermédia e transversal está a ser desenvolvido um programa de Gestão Aplicada de Turismo & Hospitality, que inclui vários cursos com tópicos atuais como, por exemplo, Business Intelligence & Analytics; Liderança de Alta Perfomance e Gestão de Equipas; Strategic Revenue Management; Criação de Excelência no Serviço e Experiência do Cliente; e Marketing digital Avançado.
A instituição terá ainda, no âmbito do Hospitality & Customer Experience, programas de dinamização que incluem capacitação dos líderes da indústria.
Sérgio Guerreiro não tem dúvidas de que “a oferta que temos vai ajudar as empresas do setor a adaptarem-se ao novo contexto, a prepararem o futuro e a estarem na linha da frente assim que forem criadas todas as condições”.