João Freitas deixou o seu anterior cargo no The Lodge Hotel, em Vila Nova de Gaia, para assumir uma nova função no Le Monumental Palace, hotel situado no coração da cidade do Porto, em plena Avenida dos Aliados. O novo responsável pela área de F&B (food and beverage) assumiu o cargo no mês de março e falou com a Ambitur.pt sobre a sua chegada e as suas ambições.
Tendo em conta que o Le Monumental Palace é “uma unidade hoteleira em velocidade cruzeiro” e com um “posicionamento alto”, João Freitas pretende fazer uma “melhoria contínua e posicionar o hotel no mapa da hotelaria internacional”, nesta oportunidade que lhe surgiu.
Na área de F&B, mais concretamente, o novo diretor quer continuar a “inovar porque nos queremos distinguir” num setor onde a concorrência é variada. Mas, como ponto de vantagem, acredita João Freitas, está o facto do Le Monument, o restaurante do hotel a cargo do chef Julien Montbabut, ser premiado com uma estrela Michelin, já renovada em 2024.
Assim, com base na resiliência, na inovação, na importância e na consistência, o responsável quer elevar ainda mais esta área do hotel, tendo na cabeça que “todos os erros podem pagar caro”.
Para já, a novidade será a dinamização do bar da unidade, que vai sofrer melhorias estruturais no segundo semestre deste ano, de forma a “trazer mais conteúdo ao bar”. Numa segunda fase do projeto, este “diamante por lapidar”, como lhe chama João Freitas, terá a ambição de se “posicionar no mapa dos bares mundiais”, esperando que em 2025 esta opção tenha já “algum peso”.
E para atingir este objetivo, o diretor de F&B aposta nos pilares da criatividade, “devido à grande oferta e players fortes no mercado”, da experiência (com mais ligação ao cliente e foco no storytelling) e, acima de tudo, em “não baixar a qualidade, que é o maior desafio atualmente”.
Em relação à contratação de recursos humanos para a área que é responsável, João Freitas diz que o “Le Monumental tem uma boa base nestes termos e que, à data de hoje, esse não é um problema de fundo”, até porque a unidade tem uma empresa de gestão a trabalhar neste ponto e porque o hotel tem como um dos pilares base as pessoas. Como exemplo, quis ressaltar as atividades exteriores mensais que a unidade organiza para os colaboradores, sempre no normal horário de trabalho, que “fundamentam o espírito de equipa”.
João Freitas nasceu no Porto, tem 41 anos e é formado em Gestão Hoteleira pela EHL em Lausanne. Tem 19 anos de carreira, dos quais 18 são na área de F&B e apenas um ano em Departamento Comercial no Sheraton Porto.
Ao longo do seu percurso, passou por unidades como o The Yeatman, o Infante Sagres e, mais recentemente, o The Lodge Hotel.
Enquanto profissional, João Freitas valoriza o espírito de equipa e o desenvolvimento das pessoas que estão a seu cargo, de forma a evoluírem na carreira e a aprenderem mais. O seu objetivo é deixar um legado neste sentido, acreditando que “a união traz um bom ambiente de trabalho e que esse mesmo ambiente leva à retenção de recursos humanos”.
Por Diana Fonseca