Com a diminuição dos mercados de língua alemã para Portugal em 2018, a Olimar – que conta com um programa vasto para o mercado português, que inclui ilhas – poderá chegar a uma ligeira subida de 1% em termos de hóspedes e faturação, depois de anos de desenvolvimento positivo em Portugal, revela o operador, em comunicado. A procura para as regiões da Madeira e Açoeres diminuiu; o Algarve, Porto e Centro registaram números estáveis; e Porto Santo, Lisboa, o Norte e o Alentejo tiveram resultados positivos.
Na mesma nota, a Olimar refere que após a insolvência da AirBerlin/Niki, o mercado da avaição ainda não recuperou (greves, cancelamentos e atrasos). Além disso, o clima muito bom no mês de verão não motivou os clientes a reservas “last-minute” para a Europa do Sul. Destinos como a Grécia, Turquia e Egito também voltaram o mercado de novo para destinos de férias no sudeste.
A Olimar conta com a sua estratégia de oferecer mais de 500 hotéis e alojamentos selecionados com base na qualidade no seu novo catálogo – “Das ist Portugal!” – para o próximo ano de 2019, e cerca de mais 1.000 no seu website, em todas as principais OTAs e mais de 10.000 agências de viagens na Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo, explica. 40 hotéis estão exclusivamente contratados para o mercado alemão. O programa aéreo conta com as principais companhias como a TAP, SATA, Eurowings, Lufthansa, Swiss, Austrian, Germania, TUIfly e Condor.
Além dos principais destinos turísticos portugueses, tais como o Algarve (mais do que sol&praia), Madeira (atividades&trekking), Porto Santo (com um charte exclusivo de maio a outubro a partir de Düsseldorf) e Açores (viagens inter-ilhas e mais), a nova estratégia da Olimar passa por aumentar os produtos turísticos e as ofertas temáticas (idas e voltas, cidade&cultura, gastronomia, golfe, atividade, wellness, cruzeiros, etc) com potencial para as regiões tradicionais e genuínas além das mais convencionais, como o Norte, Centro e Alentejo.
Alguns exemplos são as viagens de 14 dias em carro alugado ao longo da Estrada Nacional 2 de Chaves a Faro, o fim-de-semana gastronómico de luxo “Comboio Presidencial” do Porto ao Vale do Douro, e a “Eco Drive Tour” acompanhada que combina Lisboa e o Centro de POrtugal.
Além disso, explica na mesma nota, a Olimar oferece alguns pacotes exclusivos que abrangem o norte ao sul de Portugal, em colaboração com importantes cadeiras hoteleiras nacionais.
A nova marca “Olimar Besonderes individuell erleben” deverá ajudar a aumentar as vendas de viagens individuais de ida e volta com características temáticas em Portugal, refere o operador. E adianta que graças a uma grande oferta de infraestruturas individuais e genuínas (gastronomia, hotéis e outros produtos turísticos) para um grupo alvo potencial, na opinião da Olimar Portugal deve desenvolver-se como destino turístico de qualidade.
A Olimar Besonders Reisen, com escritórios e parceiros na Suíça, Alemanha e Portugal (a DMC Portimar faz parte do grupo), prevê um aumento de 10% a nível de hóspedes para 2019.