A Ambitur.pt continua a acompanhar o setor hoteleiro em Portugal e inova uma vez mais com esta rubrica. On the Job é o mote para trazermos aos nossos leitores as muitas e diferentes funções que se desempenham hoje neste setor turístico, perguntando a quem as exerce que competências são necessárias para ocupar esses cargos e que valor acrescentado traz aos hotéis. Hoje viemos conhecer a função de Guest Relations pela voz de Simaura Slimanou, que trabalha no Grupo Sublime Hotels.
Quando e como iniciou este cargo no grupo hoteleiro onde se encontra a trabalhar?
Estou no grupo Sublime há aproximadamente cinco anos. Entrei em 2019, com 19 anos, com o cargo de empregada de mesa, para um dos restaurantes do grupo, “Sem Porta”. No entanto também estive na “Tasca”, outro restaurante dentro do resort do Hotel Sublime Comporta. Em 2020, tive a oportunidade de participar na abertura do Sublime Beach Club, em 2022 tive a oportunidade de ocupar a função de hostess nesse mesmo restaurante. Em 2023, em março, foi-me proposto o desafio do restaurante “Jacaré da Comporta”. Neste momento encontro-me no restaurante Davvero também como hostess, mais um restaurante do grupo Sublime.
É um orgulho enorme trabalhar nesta empresa e ver o crescimento a cada dia que passa, ver que também dão valor ao nosso trabalho e empenho.
Como é o seu dia-a-dia? Quais as funções e especificidades do seu cargo?
Um dia típico envolve a preparação do espaço, receção e acompanhamento dos clientes às mesas, gestão das reservas e toda uma coordenação com a equipa de sala.
Tenho como funções específicas acolher os clientes, gerir reservas, coordenar com a equipa para otimizar o serviço.
Está integrada ou lidera uma equipa? De quantos elementos e quem são?
Estou Integrada numa equipa fantástica e bastante recompensadora.
Hierarquicamente, a quem tem de responder?
Hierarquicamente, reporto ao F&B manager.
Com que outras áreas/departamentos do grupo hoteleiro tem de trabalhar para que a sua função seja bem sucedida?
Tento responder a todos os pedidos no dia-a-dia, com o máximo de personalização para cada cliente. Dar todo o cuidado e carinho aos nossos clientes. Corresponder às expectativas do nosso cliente. Colaboro regularmente com os departamentos de cozinha, sala e receção dos hotéis Sublime.
Que competências considera serem fundamentais para exercer este cargo?
Línguas, simpatia, humildade e prática são competências essenciais para o cargo. Também concordo em colocarmos diariamente o nosso amor a esta profissão tão bonita. Acredito que os resultados serão sempre mais satisfatórios.
Acho que é bastante importante saber comunicar com os clientes e não só, também com os nossos colegas de equipa. Sabermos ser compreensivos, flexíveis, ter jogo de cintura.
Eu acredito sempre que os resultados estão sempre à vista, a questão é: Divertiste-te? Criaste contactos? Ou mesmo laços de amizade? Futuramente acredito que não tenhamos que levar só a experiência de serviços hoteleiros, mas sim também as memórias de bons momentos, como uma equipa unida e lutador, culta, profissional. Acredito que assim os resultados ainda serão melhores e teremos ainda mais felicidade na nossa criança interior.
Uma atitude amigável contribui para criar um ambiente acolhedor, fazendo com que os clientes se sintam bem-vindos, se sintam em casa, que gostem de nós. Gosto de comunicar com o cliente ao ponto de. quando voltar ao restaurante. ele ainda saber o meu nome, ainda ter memórias da última vez que veio.
Manter a ordem nas reservas, garantir a fluidez no fluxo de clientes e coordenar com a equipa para otimizar o serviço requer habilidades organizacionais.
Ter conhecimento sobre o menu, a disposição das mesas e as políticas do estabelecimento ajuda a responder a perguntas dos clientes e a fornecer informações precisas.
A capacidade de resolver problemas rapidamente, como lidar com atrasos nas reservas ou mudanças de última hora, é valioso, e saber comunicar cordialmente com o cliente nestes momentos de maior movimentação é a chave de ouro.
Ser proativa e ágil é essencial para lidar com situações dinâmicas, especialmente durante períodos movimentados.
A capacidade de nos adaptarmos a diferentes situações e necessidades dos clientes é fundamental para garantir um serviço de qualidade.
Manter a calma, mesmo em situações desafiadoras.
Apresentar uma imagem profissional contribuindo para a imagem do restaurante.
Teve alguma formação específica para exercer esta sua função? Qual a sua formação?
O grupo Sublime foi a minha escola até agora. Entre estes anos recorri a algumas formações para que pudesse estar mais formativa. Como, por exemplo, o WSET Nível II, tirei uma formação no Cambridge e, neste momento, continuo a estudar. Não quero parar de estudar enquanto não estiver satisfeita com as minha competências.
Que mais-valias traz este cargo para o hotel/grupo hoteleiro onde trabalha?
Trabalhar no Grupo Sublime é uma formação tão valiosa quanto a escola, se não mais. Os desafios que são propostos diariamente são cativantes, para mim já começa a ser um “vício” querer sempre mais um desafio e aprender mais, mais e mais. É enriquecedor e gratificante ao mesmo tempo.