
O Pestana Hotel Group está a trabalhar com a By aurora agency no sentido de posicionar as marcas Pestana Palace e CR7 Lisboa no Médio Oriente. Como representante oficial destas duas unidades, a agência de marketing boutique fundada por Maria Inês Amaral tem como objetivo garantir a contratação e a colaboração com o setor de turismo desta região, estendendo a sua atuação sobretudo aos mercados dos Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.
A empresária explica à Ambitur.pt que a sua agência trabalha com hotéis em todo o mundo que pretendem obter negócio destes mercados “altamente rentáveis e de luxo”. E foi nesse sentido que, explica, em meados de março foi abordada pelo Grupo Pestana para uma possível colaboração. A verdade é que o crescente interesse de Portugal como destino de férias a partir do Médio Oriente, juntamente com a mudança de Cristiano Ronaldo para o clube da Arábia Saudita Al Nassr levou a que este fosse considerado “o momento ideal para entrar nestes mercados”.
em análise está a possível de entrada de outras marcas do Pestana Hotel Group para 2024

Por enquanto, explica Maria Inês Amaral, avançam apenas estas duas unidades – Pestana Palace e CR7 Lisboa – não só por uma questão de budget mas também, indica, “para testar o mercado e perceber a aceitação das outras marcas Pestana”. Mas a responsável garante que em análise está a possível de entrada de outras marcas do Pestana Hotel Group para 2024.
A justificação para a cadeia hoteleira portuguesa apostar nos mercados do Médio Oriente prende-se, claramente, com o facto de serem “altamente rentáveis”, frisa a fundadora da By aurora agency. E detalha: o típico turista do Médio Oriente viaja até cinco vezes mais do que a média mundial e gasta, por normal, entre 1.700-3000 dólares norte-americanos por viagem, ou seja, seis vezes mais do que a média global. Por outro lado, adianta Maria Inês Amaral, segundo um estudo da Organização Mundial de Turismo (OMT), as principais razões que levam os turistas do Médio Oriente a escolherem a Europa como destinos de férias prendem-se com a diversidade de experiências, o turismo de compras de produtos de luxo e o clima agradável.
A empresária recorda que, no início do verão, a segunda maior companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos, a Etihad Airways, iniciou voos diretos de Abu Dhabi, a capital dos Emirados, para Lisboa. Além disso, a Arábia Saudita tem, no seu plano de desenvolvimento económico “Saudi Vision 2030”, a meta de tornar o Aeroporto de Riyadh o maior do mundo, sendo que a Saudia Airlines acompanhará este desenvolvimento com novas rotas para todo o mundo, incluindo Lisboa. Por outro lado, é bom não esquecer que a região do Médio Oriente concentra o maior número de multimilionários do mundo, número esse que aumenta todos os anos.
“A nossa estratégia passa por garantir a contratação com os departamentos de viagens dessas companhias aéreas, assim como do setor do turismo local”
“A nossa estratégia passa por garantir a contratação com os departamentos de viagens dessas companhias aéreas, assim como do setor do turismo local”, afiança Maria Inês Amaral. E refere que a organização de fam trips e reuniões porta-a-porta com as maiores agências e operadores locais “garantem uma consolidação desta nossa presença nestes mercados, assim como a presença nas principais feiras de luxo locais”.
Por Inês Gromicho