De acordo com uma análise da AirHelp, Portugal foi o terceiro país menos pontual da União Europeia, nos voos realizados na Páscoa. Dos mais de 500 mil passageiros que partiram de um dos aeroportos portugueses, apenas 66% partiram no horário indicado, enquanto 170 mil passageiros sofreram algum tipo de perturbação no seu voo (cancelamento ou atraso).
Assim, do número total de passageiros que viajaram nos quase quatro mil voos operados a partir de Portugal nesta Páscoa, 32% sofreram atrasos superiores a 15 minutos, 1% sofreu um atraso superior a duas horas e apenas 15 voos registaram um atraso superior a três horas. A estes números deverão adicionar-se 48 voos cancelados que impactaram mais de cinco mil passageiros. São, assim, quatro mil os passageiros que têm direito a compensação por terem sofrido algum tipo de perturbação no seu voo.
Em 2022, voaram de Portugal mais de 600 mil pessoas e 25% destas sofreu algum tipo de perturbação no seu voo. Comparando os dois anos, em 2023 registaram-se menos passageiros aéreos, mas mais perturbações nos voos.
Os lugares finais no ranking da pontualidade são ocupados pela França (62% dos passageiros sem perturbações nos seus voos) e por Malta (com 51% a não sofrer perturbações).
Na UE, na semana de Páscoa, mais de 70 mil aviões partiram dos aeroportos europeus e mais de nove milhões de pessoas apanharam um voo. Destes, 75% (cerca de sete milhões de passageiros) voaram sem sofrer qualquer perturbação no seu voo.
Quanto aos restantes passageiros: 100 mil sofreu um atraso no seu voo de duas horas, 45 mil pessoas viram o seu voo atrasar por três horas e 95 mil passageiros tiveram os seus voos cancelados. Assim, mais de 160 mil passageiros na UE têm direito a uma indemnização por interrupções dos seus voos.
Nos primeiros lugares do ranking, com poucas perturbações que afetassem os passageiros e os voos, fica a Finlândia, a Lituânia e a Áustria.
Em relação aos aeroportos portugueses, o contributo mais negativo é do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, tendo só o Aeroporto de Ponta Delgada apresentado taxas de pontualidade superiores (77%) à média europeia (75%).