É definida pelos seus criadores como a primeira inovação do Século XXI para packaging de vinhos. Desenvolvida nos últimos quatro anos pela Corticeira Amorim em parceria com a Owens-Illinois, a solução &Helix& que permite retirar a rolha de cortiça de uma garrafa de vinho, utilizando apenas o polegar e o indicador, está, a partir de ontem, disponível nas marcas “S de Sol” e “Lusitano”.Na apresentação do produto, que teve lugar ontem, no El Corte Inglés, em Lisboa, &Carlos Jesus, Director de Comunicação e Marketing da Corticeira Amorim, explicou que o segredo não está apenas na &rolha&, mas sim &na &combinação da garrafa e da rolha&. &Se olhar para dentro do gargalo da garrafa vê umas estrias únicas que vão imprimir na rolha umas ranhuras que depois vão encaixar ao rodar a rolha para frente a para fora. As estrias mantêm a rolha firme na garrafa e mantêm o vinho em óptimas condições durante um período bem largo de tempo, que neste momento, já ultrapassa os dois anos de teste&, explicou o responsável, acrescentando que,&foram quatro milhões de euros de investimento entre as duas empresas&. &É um investimento significativo, mas também estamos a falar de algo que muito poucas pessoas pensavam ser possível, ser capaz de inovar uma solução quase binária de vidro e cortiça que tem já perto de 300 anos e que continua a ter 70% da quota de mercado, portanto, 7 em cada 10 garrafas de vinho são abertas com uma rolha de cortiça numa garrafa de vinho, é importante inovar para manter uma quota de mercado tão robusta como essa&. Para Duarte Leal da Costa, Director Executivo da Ervideira, &a grande mais-valia é do consumidor& pois com apenas dois dedos vai poder abrir uma garrafa de vinho sem necessitar de um saca-rolhas&. &Ao Ambitur.pt, o responsável explicou que: & a Ervideira é uma empresa com espírito inovador, fomos a primeira empresa nacional a plantar touriga no Alentejo, fomos a primeira empresa a produzir espumantes certificados no Alentejo, fomos a primeira empresa em Portugal a produzir o &Invisível&, um vinho feito de uvas tintas, fomos a primeira empresa do mundo a utilizar o símbolo cork em todos os nosso rótulos, e por isso, somos uma empresa pioneira, daí que a grande parceria entre a corticeira Amorim, que é a maior corticeira do mundo e a Owens-Illinois, que é a maior vidreira do mundo, escolheram a Ervideira para lançar os vinhos. Claro que nós abraçámos o projecto, porque isto é um projecto inovador que se identifica com a Ervideira&.Já no mercado, os preços dos vinhos com a solução Helix estão disponíveis desde os quatro euros. Quando o mercado &perceber que esta inovação é uma solução vai abraçar o produto&, afirmou Duarte Leal da Costa, concluindo que, &em Setembro, a &Ervideira tem que ter 120 mil garrafas no mercado e já estará vinho a sair para a Holanda, Bélgica, Angola e Brasil, por isso o crescimento vai ser muito grande&.Por Raquel Pedrosa Loureiro