“É preciso investir muito mais no mercado alemão do que se tem investido, e de outra forma. É preciso entender como é que o mercado alemão funciona. Os alemães são extremamente tradicionais.” Duarte Correia, Managing Director Portugal & Cape Verde da W2M, em declarações ao ambitur.pt, faz alguns avisos sobre a estratégia de Portugal para um dos maiores mercados emissores do mundo, o alemão.
À margem da grande entrevista da edição 309 de Ambitur, da qual é o protagonista, quando questionado sobre o mercado alemão o responsável indica: “Julgo que Portugal tem muita dificuldade em perceber como é que funciona o mercado alemão. Primeiro do que tudo, Portugal é pouco conhecido na Alemanha. Segundo, a distribuição na Alemanha é extremamente tradicional. E eu julgo que a Alemanha vende tanto pelas agências de viagens, quanto nós vendemos em Portugal. É um modelo bastante tradicional”.
Para Duarte Correia, mudar o paradigma de Portugal para este destino é dificil por causa da acessibilidade e do tempo de voo. “Porque é que Palma de Maiorca é o destino preferido dos Alemães? Porque na sua grande maioria têm duas horas a duas horas e meia de voo. Para o Algarve estamos a falar de quatro horas, para a Madeira quatro horas e meia”, acrescenta. Por outro lado, “depois temos outra questão, que não é propriamente um problema, mas os Alemães dizem que o Algarve é fantástico, mas a água é fria. E depois tem outra situação que eu não sou adepto, que é a criação de guetos que este mercado proporciona, eles têm os guetos nas Canárias e em Palma de Maiorca. Eles sentem-se bem entre Alemães, não se sentem bem misturados com Franceses ou Ingleses”. O responsável recorda que “nós temos um misto que não é fácil, porque a dominância é inglês, mas esta situação também não é boa, eu defendo a ideia de que temos que abrir, ter uma dominância de três, quatro ou cinco mercados, quanto mais melhor”.
Concluindo, para uma maior penetração de Portugal no mercado alemão, “é preciso investir muito mais no mercado alemão do que se tem investido e de outra forma. É preciso entender como é que o mercado alemão funciona. Os Alemães são extremamente tradicionais”, conclui o responsável.