“Quando dizemos que a promoção tradicional acabou isto é uma mensagem de choque que queremos passar, para tentar sensibilizar todos os stakeholders relativamente a uma necessidade do momento do país”, considera Luís Matoso, administrador de Turismo de Portugal para a pasta de “comercialização e venda” (ex-promoção). No «Fórum do Turismo Interno», que decorreu recentemente em Viseu, o responsável foi ainda mais longe afirmando que a actual estratégia de promoção do país ao nível turístico baseia-se no online porque… não há contexto financeiro para a tradicional estratégia de promoção.De acordo com o responsável “eu tenho que tomar decisões num determinado contexto, com determinado budget, se dizem que tenho tanto para gastar e me perguntam qual a forma de o melhor gastar é uma coisa. Se me perguntam qual a estratégia ideal, em abstracto, estou de acordo que a promoção é fundamental, dêem-me mais dinheiro que investe-se na marca Portugal”. O responsável também não esquece que “não vale a pena o país investir dinheiro enquanto os actores não se entenderem sobre o que quer o país. Essa é uma responsabilidade de todos os sectores do país para a sua própria promoção”. Por Pedro Chenrim