O ano de 2022 foi de recuperação económica, mas também de estilos de vida, mesmo com algumas contingências que desafiaram essa recuperação, como a guerra na Europa. O ano passado mostrou a vontade das pessoas avançarem, retomar rotinas padrões de comportamento, fosse ao nível do trabalho, da mobilidade, do entretenimento ou do consumo.
O turismo, principalmente, foi um dos setores que mais depressa se “libertou” de um jugo de dois anos de apatia, resultantes da falta de mobilidade a que as pessoas foram, involuntariamente, sujeitas. Assim, pode dizer-se que 2022 foi o ano da libertação: pudemos voltar a viajar e conviver normalmente, reatando as práticas sociais das quais tantas saudades sentíamos. Já não era sem tempo!
Há agora que pensar no futuro, em novos desafios e em satisfazer as necessidades dos clientes, sejam eles portugueses, sejam os que nos visitam.
A componente turística é um segmento muito importante para a Rede Expressos e determinante na sua liderança do mercado rodoviário de passageiros de médio e longo curso.
Isto permite não só que os que vivem em território nacional partam em descoberta de outras zonas do país, mas que também possam visitar Espanha, Itália, França, Bélgica, Suíça e Luxemburgo. Por outro lado, também é dada a oportunidade aos que estão fora de virem à descoberta de Portugal e de um povo amigo, hospitaleiro e que tem muito para mostrar a quem nos visita.
E o que há para descobrir em Portugal? Tanto! Turismo cultural, turismo de entretenimento, turismo religioso, turismo náutico, turismo de negócios, turismo radical… são tantas as formas de fazer turismo em Portugal que a lista é quase interminável, de tão variada e diversificada que é a oferta.
Transportando pessoas dentro e fora de “portas”, a Rede Expressos está a abrir o País, a mostrar uma cultura multifacetada, locais de eleição, gastronomia de múltiplos sabores, e, acima de tudo, gentes e tradições variadas. São estes fatores que fazem de Portugal um local único, que atrai tanta curiosidade a quem o visita.
Com o mercado turístico e das viagens a abrir, a Rede Expressos, que, mesmo afetada pelas restrições pandémicas, nunca deixou de oferecer aos portugueses ligações de norte a sul, suportadas por uma rede capilarizada, soube aproveitar os passados dois anos para se preparar para os desafios que aí vinham.
A realidade é que, de forma não surpreendente dada a necessidade da população de sair de casa e pedir desforra dos anos anteriores, 2022 foi o melhor ano de sempre para a empresa, ultrapassando a barreira dos nove milhões de passageiros transportados, suplantando 2019 por 17%, e percorrendo cerca de 71 milhões de quilómetros em estradas portuguesas, espanholas, italianas, francesas, belgas, suíças e luxemburguesas, estabelecendo recordes operacionais que nos deixam orgulhosos.
Autocarros de última geração, entretenimento a bordo, WiFi disponível para todos os passageiros, uma política promocional de preços justos e programa de fidelização, além de uma oferta diversificada ao qual se acrescenta um website e App user friendly, são os fatores diferenciadores em que a Rede Expressos aposta para reforçar a sua posição de liderança no setor e garantir a mobilidade dos portugueses em conforto e segurança.
A Rede Expressos estará sempre perto do cliente, colocando à sua disposição uma vasta e descentralizada rede de vendas, fornecendo apoio operacional constante, de modo a identificar as suas necessidades e oferecer um serviço de excelência que nos permita, dentro em breve, atingir os 10 milhões de passageiros/ano.
*Este artigo foi publicado na edição 343 da Ambitur.