A Royal Caribbean International, representada em Portugal pela Melair Cruzeiros, iniciou esta semana, dia 14, a construção do seu primeiro navio da Classe Icon, o primeiro de três movido a Gás Natural Liquefeito (GNL). O Icon of the Seas deverá estrear-se no outono de 2023 e dá início oficial ao próximo capítulo da Royal Caribbean “como líder em projetos de navios inovadores e na construção de um futuro de energia limpa”, diz a companhia, em comunicado.
O GNL e as aplicações ambientais adicionais deste navio de última geração, como a Recolha de Energia em Terra, aumentarão a eficiência energética e reduzirão a pegada de carbono. Mais detalhes sobre as novas tecnologias ambientais do Icon serão revelados numa data futura.
“Assumimos o nosso compromisso de tornar a energia limpa em alto mar uma realidade, quando a Classe Icon foi anunciada pela primeira vez em 2016 e estamos muito animados para ver a construção a evoluir, neste que será realmente um navio diferente de qualquer outro”, afirma Michael Bayley, presidente e CEO da Royal Caribbean International. “Temos décadas de trabalho na conservação dos oceanos, eficiência energética e melhoria contínua e que será evidente no Icon. Estamos ansiosos por revelar a todos os nossos hóspedes mais recursos inovadores que a nossa equipa está a guardar, conforme estes vão ganhando forma”.
A Royal Caribbean já é conhecida por décadas de trabalho na vanguarda da eficiência energética e redução de emissões por meio de tecnologia como a lubrificação do ar, que envia biliões de bolhas microscópicas ao longo do casco de um navio para reduzir o atrito, e sistemas avançados de recuperação de calor residual que transformam o desperdício de calor em energia extra, de até 3 megawatts, para ajudar nas operações do navio. O uso de tais tecnologias, incluindo GNL, resultará em emissões ainda mais reduzidas em geral, praticamente zero dióxido de enxofre e partículas, e uma redução significativa na produção de óxidos de nitrogénio.