Foi em setembro de 1999 que a S.A. Proder iniciou a sua ligação a Portugal através da criação de uma nova empresa, a Quimiproder – Sistemas e Produtos de Higiene, Lda. 13 anos depois, de uma fusão nasceu a Saproder, Lda, designação que ainda hoje mantém. Artur Silveira, diretor comercial da empresa, conta-nos que a estratégia de implantação em território nacional visava um posicionamento que colocasse a Saproder como “uma sólida alternativa às principais marcas instaladas e existentes no mercado, procurando também abraçar o mercado emergente da higiene profissional”.
Hoje, a Saproder dedica-se ao comércio de produtos químicos, serviços e equipamentos de higiene na área profissional, estando integrada na multinacional Proder, S.A., sediada em Barcelona. Atua na área da higiene profissional, nomeadamente lavandaria, cozinha, usos gerais, pavimentos, higiene pessoal, complementos de limpeza, setor hoteleiro, hospital e agroalimentar.
Localizada na Beira Interior, a Saproder abrange todo o mercado nacional, contando com uma equipa de colaboradores experientes e uma sólida parceira com distribuidores, para oferecer soluções eficazes de higiene profissional personalizadas de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.
Focando-se na indústria do turismo, Artur Silveira admite que esta tem “um forte impacto na nossa atividade, em virtude de nos termos especializado no fabrico de produtos e sistemas inovadores para o setor”. E conta por isso com um conjunto de produtos e equipamentos complementares, “mantendo o nosso ADN na rentabilidade e elevada qualidade dos nossos produtos”. O responsável não duvida que a Saproder é “um dos players mais vantajosos do mercado”.
Porquê? Os argumentos são vários. O diretor comercial da Saproder aponta que a empresa tem vindo, ao longo dos anos, a incorporar sistemas com tecnologia inovadora e novas gamas de produtos ultra concentrados, produtos com certificação ecolabel, entre outros, todos com “rentabilidades excecionalmente rentáveis e atraentes nos setores onde atuamos”. Por outro lado, com um percurso pautado pelo desenvolvimento de soluções adaptadas, a Saproder tem procurado um nível de conhecimento e uma capacidade de adaptação ao cliente que lhe permita manter uma posição de relevo, “aliando-se ao cliente como um parceiro estratégico, focado no sucesso e objetivos de cada um, sucesso do qual dependemos igualmente”, explica. E sublinha que a missão da Saproder é “fornecer a cada cliente abordagens diferenciadas, de acordo com as suas especificidades, através da compreensão da sua realidade e estudo personalizado das necessidades de cada um”.
E neste âmbito, face ao leque diversificado de clientes nos diversos setores em que atua, Artur Silveira não hesita em afirmar que “estamos em condições de apresentar uma solução de implementação global dos nossos serviços, monitorização, realização de auditorias, apoio e acompanhamento interno das atividades relacionadas com a nossa área de ação, controlo das incidências e disponibilização do nosso departamento técnico para assistência a clientes, (manutenções periódicas), apoio fundamental e complementar na nossa prestação de serviços”.
Para este ano de 2024, e a pensar no setor do turismo, a Saproder promete novos produtos com certificação Ecolabel, nomeadamente na área da higiene pessoal. Além disso, fará o lançamento de uma nova gama de produtos, a Proderpharmacare.
*Por Inês Gromicho, publicado na edição 346 da Ambitur.