Em resposta a notícias hoje divulgadas pela imprensa nacional, a TAP emitiu um esclarecimento dizendo que, como qualquer outra companhia aérea, vende antecipadamente os bilhetes para os seus voos. E explica que a cobrança dos bilhetes não é realizada a bordo, nem após a prestação do serviço, mas sim antes do voo se realizar, como é prática de toda a indústria mundial.
Na mesma nota, a companhia afirma que é verdade que “a TAP já cobrou €657 milhões em bilhetes por voos que ainda não realizou”, o que é uma notícia positiva, pois significa que a TAP aumentou o seu volume de vendas para os voos que tinha e tem programados.
No que diz especificamente respeito a voos cancelados e pedidos de reembolso, a TAP sublinha que já processou, ao dia de hoje, 98% dos pedidos de reembolso efetuados a nível global desde o início da pandemia (fixando-se para esse efeito a data de 1 de março de 2020), no valor de 668 milhões de euros.
Em números absolutos, a TAP recebeu 2,284 milhões de pedidos de reembolso, dos quais se encontram pendentes ao dia de hoje 46 mil, evidenciando o esforço e empenho da TAP na resolução rápida deste desafio.