A presidente da companhia aérea açoriana SATA, Teresa Gonçalves, demitiu-se do cargo por “motivos pessoais”, anunciou hoje o Governo Regional. “O Governo Regional dos Açores informa que a doutora Teresa Gonçalves solicitou a sua demissão do cargo de presidente do conselho de administração da SATA Holding, alegando motivos pessoais”, adianta o executivo açoriano em nota de imprensa.
Teresa Gonçalves tomou posse como presidente da SATA (grupo que inclui a SATA Air Açores e a Azores Airlines) em abril de 2023, após a saída de Luís Rodrigues para a liderança da TAP.
Na nota enviada às redações, o Governo Regional afirma que a gestora “continuará a assumir todas as decisões em curso sobre o grupo” até ao final deste mês. “A demissão solicitada foi aceite pelo Governo Regional dos Açores, tornando-se efetiva no final do corrente mês”, lê-se.
O executivo dos Açores, liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, agradece a dedicação de Teresa Gonçalves ao grupo SATA, destacando o “empenho e profissionalismo” durante o “processo de reestruturação das companhias do grupo, o que muito contribuiu para a recuperação que as mesmas têm vindo a verificar”.
A demissão de Teresa Gonçalves acontece quatro dias depois de ser conhecida a decisão final do júri do concurso público para a privatização da Azores Airlines (companhia aérea responsável pelas ligações entre os Açores e o exterior).
O júri, liderado pelo economista Augusto Mateus, manteve a decisão de aceitar apenas um concorrente no relatório final, mas admitiu reservas quanto à capacidade do consórcio Newtour/MS Aviation em assegurar a viabilidade da companhia.