A tecelagem de pano de lençol foi o foco inicial da Têxteis J.F. Almeida quando, há 42 anos, foi fundada por Joaquim Ferreira Almeida. Mas em pouco anos passou a focar-se na tecelagem de felpo e atualmente, “graças à concretização da visão do fundador e atual administrador, somos uma empresa totalmente verticalizada”. Quem o diz é Juliana Almeida, administradora e filha do fundador, que conta que atualmente a JF Almeida conta com cerca de 700 colaboradores distribuídos pelos polos de fiação, tecelagem, tinturaria e logística. “Foi um caminho sustentado, com foco na qualidade e na capacidade de resposta, com clara vocação exportadora”, revela à Ambitur uma das responsáveis. E acrescenta que foi também um caminho de permanente investimento em equipamento de última geração e, não menos importante, “um caminho de respeito crescente pela sustentabilidade e responsabilidade corporativa”.
E desde muito cedo que a empresa têxtil portuguesa dedicou uma atenção particular ao setor da hotelaria, contando com um catálogo e uma força de vendas específica para esta área onde, garante Juliana Almeida, “tem concretizado resultados importantes”. Exemplos de espaços que contam já com produto da JFA são o Savoy Palace na Madeira, o Hotel La Torre del Canónigo em Ibiza, o Hotel Fariones de Lanzarote, o Hotel Perta Madrid em Madrid ou ainda ao Marbella Club Hotel. Produtos especialmente concebidos para “ambientes sofisticados e clientes exigentes”, frisa a administradora.
E sinal de que a hotelaria é cada vez mais importante para a JF Almeida é o facto de que, este ano, a previsão de faturação se aproxima dos 50 milhões de euros e, deste total, cerca de 10% é da responsabilidade do mercado hoteleiro. O setor do turismo tem ao seu dispor o catálogo JF Almeida “be my guest” que abrange desde roupa de cama, banho, spa e mesa. ” É uma oferta muito completa com total capacidade de personalização”, assegura Juliana Almeida.
A responsável não tem dúvidas de que o “segredo do sucesso” da empresa que gere reside na estratégia de investimento em equipamentos de ponta mas também na contratação e formação de recursos humanos, além da implementação de soluções sustentáveis. “A JF Almeida é, hoje reconhecida internacionalmente pela sua qualidade, inovação e capacidade de resposta, o que passa, naturalmente, por uma total compliance relativamente a critérios internacionais de respeito ambiental e sustentabilidade”, explica.
E claro que, com uma atividade tão intensa e uma cultura que privilegia a inovação, a JF Almeida tem sempre novos projetos a serem desenhados ou em concretização. Juliana Almeida esclarece que a aposta na sustentabilidade traduz-se numa “revisão permanente” dos processos produtivos para poupar no uso de recursos naturais e na introdução e matérias orgânicas e recicladas. “Daqui surgem produtos e coleções cada vez mais sustentáveis e com design sempre atual, bem como novas funcionalidades, acabamentos e desenvolvimento”, reforça a administradora. Neste momento, Juliana Almeida desvenda um pouco o véu revelando apenas que estão a ser finalizadas as novas coleções, que serão apresentadas em janeiro, na Heimtextil.