A Ambitur.pt está a acompanhar de perto a evolução do Programa Empresas Turismo 360º, uma iniciativa do Turismo de Portugal que pretende colocar as empresas no centro do processo de transformação sustentável do setor. Esta nova rubrica irá divulgar, ao longo das próximas semanas, as entidades distinguidas pela sua aposta na sustentabilidade e que já aderiram a este programa. Camile Ferreira e Saúl Grande conversam connosco para dar a conhecer a Eco Soul Ericeira Guesthouse, que conta hoje com o selo “Engaged”.
Qual o significado de receber o selo Engaged do Programa Empresas Turismo 360º?
Significa um reconhecimento ao trabalho feito desde a fundação desta empresa, no ano 2016, quando a sustentabilidade ainda era um assunto pouco falado. Nessa época, havia poucos mecanismos de medição para PME’s dos impactos positivos e negativos da atividade da empresa no contexto ambiental, social e de governação. Receber esse selo significa que, como país, avançamos muito em matéria de sustentabilidade em muito pouco tempo. Significa também a qualidade humana dos nossos líderes que acreditaram que esse era o caminho a seguir e puseram mãos à obra para criar os instrumentos necessários e colocá-los à disposição do tecido empresarial, formando-os e qualificando-os para serem agentes do bem na sociedade.
Qual é a principal atividade da empresa?
O Alojamento Local é a principal atividade da The Eco Soul, mas oferecemos serviços de Consultoria, Formação (Palestras) e Eventos para a Liderança Sustentável e o Empreendedorismo Sustentável.

Quando foi fundada e por quem?
A The Eco Soul, S.L. foi fundada em 2016 pela Camile Maia Ferreira e pelo Saúl Carretero Grande. Ambos apaixonados pelo estilo de vida sustentável, pelo surf e pela Ericeira. A Camile é Licenciada em Turismo, Pós Graduada em Liderança e Gestão de Pessoas, MBA e frequência no Mestrado em Restauração de Ecossistemas. Há cerca de três anos, decidiu continuar a especializar-se na área de desenvolvimento humano, pois entendeu que para alcançar a sustentabilidade ambiental, social e de governação, faz-se necessário trabalhar primeiro com os indivíduos, tornando-os pessoas mais autoconscientes e auto responsáveis. A Camile é Sócia-Gerente, Consultora e Formadora na The Eco Soul, S.L. O Saúl é Desenhador de Edifícios e Obras. Frequentou a Faculdade de Arquitetura Técnica na Universidade Politécnica de Madrid e especializou-se em Bio Construção. Realizou formações nas áreas de animação turística e desporto, saúde e bem-estar. O Saúl é Diretor Comercial na The Eco Soul, S.L., Responsável pela Gestão Ambiental da Guesthouse e pelo bem-estar dos nossos hóspedes.
O que diferencia a empresa a nível de oferta?
Diferencia-se por ser uma empresa pioneira em Portugal em criar um Alojamento Local Sustentável desde a sua conceção e conseguir desenvolver e melhorar as práticas de sustentabilidade ao longo dos anos. Adquirimos esta propriedade devido à sua orientação bioclimática e a partir daí fomos implementando tudo o que sabíamos sobre sustentabilidade ambiental e Bio Construção. Ao fazer o nosso plano de negócio, começamos pelos nossos valores pessoais e corporativos, que seriam os nossos guias para todas as ações. Estabelecemos uma visão e uma missão. Vinculamos cada uma das ações que fomos desenvolvendo a um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. Graças a isso, no ano de 2022, fomos reconhecidos pelo Biosphera Sustainable Lifestyle devido ao sucesso no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. Fomos também galardoados pelo Green Key por seis anos consecutivos desde 2018. Outra diferenciação da empresa no que se refere à atividade de Alojamento Local, é o público alvo a que se destina: é exclusiva para casais que buscam o descanso, o bem-estar e o contacto com a natureza. A maioria dos nossos clientes são casais jovens em idade laboral, que vivem em grandes núcleos urbanos, trabalham em empresas multinacionais e estão expostos a uma elevada carga de stress laboral. Por isso, precisam de um espaço onde recarregar as baterias, relaxar e desfrutar do silêncio. Como temos poucos quartos, podemos dar-lhes um serviço personalizado, de acordo às suas preferências e necessidades.
Porque aderiu ao Programa Empresas Turismo 360º?
Vimos no Programa a possibilidade de alcançar outro nível de sustentabilidade (um nível mais avançado e normatizado), de estar de mãos dadas com uma Instituição a qual admiramos pelo trabalho que faz e pelos profissionais que a representam. Pensamos que poderiam ajudar-nos a organizar tudo aquilo que já fazíamos de maneira natural, dando-lhe um aspeto mais profissional. No início do programa, quando vimos todos os requisitos e ações necessárias para realizar o reporte do desempenho ESG, sentimos vontade de desistir. Ao ser uma microempresa, com apenas dois empregados a tempo completo, sabíamos que teríamos que investir muitas horas nessa iniciativa e não havia de onde tirar os recursos humanos para adjudicar a esse projeto. Depois de receber uma ligação do atual presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, tranquilizando-nos e dizendo que estavam lá para ajudar-nos e que poderíamos ir trabalhando ao nosso ritmo e de maneira sustentável, então tivemos claro que deveríamos apostar por isso.
Qual foi o benefício do Programa?
O programa deu-nos as ferramentas, o suporte, o caminho para fazer visível e medível o que já fazíamos de maneira intuitiva e natural. Os contributos da Elisabete Félix e da Gisela Borges, assim como de toda a sua equipa, criando a matriz de materialidade por cada atividade turística e tendo em conta a dimensão das empresas envolvidas no programa, é algo a ressaltar. É muito importante diferenciar os requisitos de um microempresa e de uma grande empresa no seu reporte ESG, caso contrário seria inviável para um pequeno empresário aderir ao programa.
Qual é a principal missão da empresa, tendo em conta este programa?
Desde o início da nossa atividade, estabelecemos uma visão e uma missão que se reafirma com a nossa adesão ao programa Empresas Turismo 360º. A The Eco Soul na sua atividade de alojamento turístico, tem como visão ser um Alojamento Local modelo para a promoção do Turismo Sustentável em Portugal. Nas atividades de Consultoria, Formação e Eventos, tem como visão ser um referente na formação de líderes sustentáveis nos países de língua oficial portuguesa. Queremos, desta maneira, cumprir com a nossa missão de inspirar pessoas para uma vida feliz e sustentável e ajudar os líderes de PME’s do setor do turismo a realizar a transição para um modelo de negócio mais sustentável.
De que forma a pandemia atrasou o progresso da empresa?
A pandemia trouxe consequências em todas as áreas da nossa empresa. Atrasou projetos de melhoria, como a mudança de fontes de energia biomassa para energia solar, ampliação do projeto de recuperação de água de chuva, investimento em veículos elétricos para a diminuição da pegada de CO2.
Como está a ser a recuperação?
Ainda não recuperamos os níveis de faturação de 2019 e não podemos prever o futuro, que de maneira geral é incerto, sobretudo na atividade de Alojamento Local. A recuperação prevê-se lenta. Vamos continuar a bom ritmo e com passo firme, pois acreditamos no que fazemos e sabemos que esse é o caminho.
Que projetos/novidades estão em marcha?
Para este ano, a novidade foi conseguir realizar o primeiro reporte ESG e fazer a publicação e lançamento do livro Faz os Teus Sonhos Acontecerem, cuja autora é a nossa gerente, Camile Maia Ferreira. O livro aborda temas como saúde mental, vida sustentável, estabelecer metas e hábitos saudáveis para alcançar sonhos e projetos pessoais. Tem como pano de fundo a história pessoal da fundadora que deixou a vida de executiva de multinacional para criar o seu projeto de sonho. Foi publicado pelo Grupo Editorial Atlântico, através da Moonight Edições e está à venda em livrarias de todo o país e também na Amazon em língua portuguesa e inglesa. Toda a renda recebida pela venda do livro é doada a instituições sociais relacionadas com o cuidado de pessoas em tratamento por stress, ansiedade e depressão. Queremos, desta maneira, desenvolver mais ações voltadas para sociedade, contribuindo com o ODS 3 Saúde e Bem-Estar e ODS 4 Educação de Qualidade, que apesar de parecer que nada podemos fazer como Alojamento Local, sabemos que se quisermos podemos sempre contribuir com o nosso grãozinho de areia.
Por Diana Fonseca