A Ambitur.pt está a acompanhar de perto a evolução do Programa Empresas Turismo 360º, uma iniciativa do Turismo de Portugal que pretende colocar as empresas no centro do processo de transformação sustentável do setor. João Neves e Domingos Pires conversam connosco para dar a conhecer a PORTUGALNTN, da qual são fundadores.
Qual o significado de receber o selo Engaged do Programa Empresas Turismo 360º?
É acima de tudo uma validação externa de que estamos no caminho certo, que vem reconhecer a preocupação estrutural da PORTUGALNTN em matéria de sustentabilidade ambiental, social e económica. Por princípio, nunca dissociamos nenhuma destas componentes, como empresa de Turismo de Natureza encontramos no meio ambiente o nosso contexto de trabalho, o nosso maior recurso, e temos perfeita consciência de que os projetos só podem ter sucesso se envolvermos e respondermos às expectativas das comunidades locais, se sentirem que do nosso trabalho existe um benefício coletivo e, obviamente, retorno económico para o respetivo território.
Qual é a principal atividade da empresa?
A PORTUGALNTN é uma empresa de animação turística e agência de viagens que atua em três segmentos distintos: Adventure, onde são desenvolvidos essencialmente workshops e atividades de Teambuilding em ambiente outdoor; o Walking, que compreende programas de vários dias de caminhadas conjugadas com experiências relacionadas com produtos endógenos; e a Consultoria em Turismo de Natureza, dedicado a estudos e projetos ligados à instalação de Percursos Pedestres Homologados, Percursos Pedestres Homologados acessíveis, Centros de Cyclin’Portugal, Centros de Trail Running, implementação de Caminhos de Santiago e Caminhos de Fátima, produção de Cartografia Temática, desenvolvimento de Aplicações Móveis ligadas ao turismo e soluções de Design de Apoio a Produtos Turísticos.
Quando foi fundada e por quem?
A PORTUGALNTN foi fundada em 2014 por Domingos Pires e João Neves, transmontanos, com mais de duas décadas ao serviço do Exército português, com missões efetuadas em vários Teatros de Operações. Regressaram com a resistência, a determinação, a disciplina e, essencialmente, a obrigação de assumirem como máxima da sua conduta, o cumprimento de todas as regras de segurança no desenvolvimento das atividades.
O que diferencia a empresa a nível de oferta?
A entrega a cada projeto e o respeito pela natureza e pelas comunidades. Cada projeto é único, assente em critérios de sustentabilidade no domínio ambiental, económico e social. Na criação de Redes de Percursos Pedestres, por exemplo, é determinante envolver as populações locais e incluir um conjunto de componentes essenciais: a cultura, o património e os produtos endógenos. Desta forma, os nossos percursos pedestres passam a ser verdadeiros produtos turísticos com uma identidade, na qual as gentes desses territórios se reveem plenamente, estando prontos a ser trabalhados e vendidos por outras empresas, constituindo-se uma alavanca para outros setores e atividades económicas da região.
Porque aderiu ao Programa Empresas Turismo 360º?
O conceito do programa apresenta um modelo que pretende orientar as empresas para uma atuação mensurável no domínio da sustentabilidade, garantindo uma adaptação estrutural do setor a novas realidades e desafios. Os critérios estão definidos e permitem-nos fazer uma avaliação externa do nosso trabalho e esses resultados trazem um contributo muito importante para a gestão da empresa, nomeadamente para o planeamento, tendo sempre como referencial a introdução de melhorias estruturais.
Qual foi o benefício do Programa?
Efetuar uma avaliação rigorosa da empresa, reforçar a sua idoneidade e imagem externa e, acima de tudo, contribuir para a melhoria de boas práticas e alterações estruturais que contribuam para o incremento do Turismo sustentável nos seus vários domínios.
Qual é o principal compromisso da empresa, tendo em conta este programa?
A base do nosso compromisso são os territórios, as suas gentes e o seu património natural e cultural. Trabalhamos diariamente para afirmar a identidade local de cada território criando condições para que, de uma forma segura e incorporando soluções sustentáveis, turistas e residentes, possam usufruir de experiências únicas e diferenciadoras de ligação com a natureza, com o património e com a unicidade que caracteriza cada região, protegendo, valorizando e respeitando a biodiversidade dos ecossistemas aquáticos e terrestres do território. Apostamos nas pessoas, no seu valor e na sua experiência. Criamos valor junto dos nossos parceiros e enquanto agentes de turismo e assumimos o compromisso de cuidar dos territórios, dos clientes e dos colaboradores.
De que forma a pandemia atrasou o progresso da empresa?
A pandeia não atrasou o progresso da empresa, mas obrigou a uma reestruturação. Na altura a empresa estava muito focada no segmento de Adventure e de Walking, e de um dia para o outro caiu por terra a programação de atividades agendadas para o espaço temporal de um ano. Tivemos de nos reestruturar e de pôr o foco no segmento de consultoria, inclusivamente com a criação de novos serviços que obrigaram a um investimento em termos de recursos matérias e humanos.
Como está a ser a recuperação?
O futuro revelou que as decisões estruturais implementadas durante a pandemia foram as corretas e atualmente a empresa está solida nos seus três segmentos. O segmento da consultoria continua a crescer e os novos produtos e serviços lançados durante o período da pandemia tem sindo determinantes nos resultados. Neste momento a procura por experiências turísticas em Portugal já voltou a estabilizar e o segmento de walking apresenta já valores superiores ao período da pandemia. No segmento de Adventure estamos recuperar a um excelente ritmo, principalmente no que diz respeito a atividades de Teambuilding.
Que novidades estão em marcha?
Não são propriamente novidades, a PORTUGALNTN está neste momento a trabalhar na implementação de Caminhos de Fátima, já tinha experiência na implementação de Caminhos de Santiago, bem como dos Percursos Pedestres homologados, percursos cicláveis e também no planeamento e execução de um conjunto de ações que promovem os projetos desenvolvidos com especial relevância para a realização de Festivais de Percursos Pedestres. A generalidade destes projetos é acompanhada pelo desenvolvimento de uma APP. a Feel®, é uma aplicação modular, perfeitamente adaptável e cada um dos projetos, uma ferramenta muito intuitiva e funcional, que é seguramente uma excelente opção para quem faz “o caminho” em autonomia.
Por Diana Fonseca