Ambitur.pt prossegue com a sua rubrica “Uma carreira na Hotelaria”, dando-lhe a conhecer os profissionais que fizeram carreira nesta área. Hoje estamos com Maarten P. Drenth, diretor geral da IHG (InterContinental Hotels Group) em Portugal, e diretor do InterContinental Lisbon.
Maarten nasceu a 19 de maio de 1966 em Nijmegen, na Holanda, e foi nesta cidade que passou a sua infância. Desde os seis anos de idade que admite ter lembranças “maravilhosas” da escola, dos amigos e do hóquei de campo.
O profissional tem a licenciatura em Gestão Hoteleira pela Hotelschool The Hague e um Certificado de Liderança da Universidade Emory, em Atlanta.
Como e quando iniciou a sua carreira na Hotelaria – quais os primeiros passos?
Comecei a minha carreira na hotelaria com 16 anos de idade como chefe de sala num restaurante local de fine dining, em Miami. Aprendi ainda a ser empregado de mesa e bartender, passando depois a gerente do restaurante aos 18 anos, em certos dias da semana. Antes de ir para a Hotelschool The Hague, na Holanda, estive um verão a trabalhar num hotel local em todos os departamentos operacionais para ganhar experiência e consolidar o meu desejo por este setor.
O que o apaixona no setor hoteleiro e ainda hoje o faz continuar a querer estar nesta indústria?
Sou apaixonado pelo atendimento, pelo cuidado com as pessoas e por exceder as expectativas dos hóspedes a um nível consistente todos os dias do ano. Com a minha experiência em hotéis internacionais, tive oportunidade de conhecer diferentes públicos e mercados e dessa forma proporcionar experiências únicas. Essa visão internacional e o contacto com vários contextos culturais é o que mais me move neste setor.
A chegada ao atual grupo deu-se quando e como?
Comecei o meu estágio em Gestão no InterContinental de Miami, em 1989, e nove meses depois foi-me oferecido o meu primeiro emprego como Gestor de Serviço de Quartos, tendo ficado responsável pelos 641 quartos do hotel. A partir daí, o meu percurso passou sempre por cargos de chefia.
E qual tem sido o seu percurso dentro deste grupo hoteleiro até aos dias de hoje?
O meu percurso dentro do grupo foi muito enriquecedor e deu-me oportunidade de conhecer o mundo, diferentes culturas e realidades. Depois de quase três anos em Miami, aceitei o desafio de viajar até à Alemanha para liderar o Food & Beverage do InterContinental Stuttgart, cargo que assumi também por mais três anos. Já em 1998 tornei-me Diretor de F&B do InterContinental “The Willard” Washinton DC e em 2001 regressei a Miami, onde cresci profissionalmente e assumi a função de Gerente Executivo.
Com um caminho marcado por constantes desafios e oportunidades para evoluir na indústria hoteleira, saí uma vez mais da minha zona de conforto e rumei ao Brasil, onde exerci pela primeira vez a função de Diretor Geral no InterContinental São Paulo. Dois anos depois, o meu lado aventureiro e explorador voltou a chamar por mim e foi quando fiquei responsável pelo Crowne Plaza Bratislava, tendo depois assumido as mesmas funções no InterContinental Buenos Aires. Acrescentando, ainda, quatro anos em San Francisco, vim para Portugal em 2018 como Diretor Geral do InterContinental Lisbon, cargo que assumo desde então, com funções acumuladas de Diretor Geral da IHG em Portugal.
Como define as suas funções dentro do grupo atualmente? E que tipo de gestão procura fazer em termos de equipa?
Atualmente, sou responsável não só pela gestão do InterContinental Lisbon, como também pela supervisão de todos os hotéis do grupo em Portugal.
Procuro incutir e executar boas práticas, no que diz respeito à gestão de pessoas, à responsabilidade social e ambiental e à oferta do melhor atendimento, com uma verdadeira hospitalidade.
Desde que cheguei a Portugal, terminámos a renovação completa do hotel da capital e ultrapassámos com sucesso uma pandemia, sendo que fomos dos primeiros hotéis a reabrir com a Certificação Clean & Safe. Já conquistámos diversos prémios e certificações como o Inclusive Employer; Healthy Workplaces; Great Places do Work e We Care We Share, além da menção honrosa do programa HOSPES que reconheceu a nosso apoio à Ucrânia. Além disso, temos diversos projetos em curso para melhorarmos os serviços do hotel e proporcionarmos aos nossos hóspedes uma experiência cada vez melhor.
Quais os momentos que o marcaram mais ao longo do seu percurso profissional – os mais positivos, que mais contribuíram para o seu progresso profissional; e os menos positivos, que mais dificultaram a sua tarefa?
Os momentos mais memoráveis da minha carreira foram as oportunidades que me foram dadas para crescer na IHG e os mentores que me guiaram durante todos estes anos. Ainda me lembro do meu primeiro papel de gerente que me foi dado pelo Diretor da F&B no InterContinental Miami e do meu primeiro cargo de Diretor Geral em São Paulo que me foi dado pelo Presidente da América Latina e Caraíbas. Após 33 anos, três continentes, oito países e 11 destinos, tem sido uma viagem maravilhosa! Estamos felizes aqui em Portugal com alguns belos hotéis e algumas propriedades em projeto que abrirão portas nos próximos 2-3 anos.
Quais os principais desafios que profissionalmente tem pela frente este ano?
Estou bastante otimista quanto a este ano e acredito que Portugal continuará a crescer e a aumentar a procura turística, uma vez que é um destino popular em muitos países e está muito bem classificado no ranking da ICCA para reuniões e eventos. Os nossos hotéis são já uma grande referência no país, têm uma forte presença no mercado e continuamos a investir para melhorar a sua qualidade e desempenho e fazê-los crescer. É sempre esse o nosso principal desafio e objetivo.
A IHG também pretende abrir novos hotéis, a introduzir novas marcas em Portugal e a ganhar quota de mercado, neste que é um país que tem tanto para oferecer aos viajantes nacionais e internacionais.