“Passa a palavra” foi o desafio que a Ambitur colocou a profissionais do setor, e não só. Na edição que marca o seu 26º aniversário lançámos, inicialmente, um repto a três profissionais turísticos – Gonçalo Rebelo de Almeida, da Vila Galé, Nuno Mateus, da Solférias, e Frederico Costa, do Grupo Pestana Pousadas – para comentarem os desafios que o turismo nacional tem pela frente, mas também os incumbimos de indicar quem deveria ser submetido a igual exercício seguidamente. O organograma indica-nos quem deu a palavra a quem, sendo que Miguel Quintas e Paula Oliveira, os colunistas residentes de Ambitur, juntaram-se ao trabalho por indicação nossa.
Hoje publicamos o repto deixado por Rodrigo Machaz, diretor geral da Memmo Hotels:
“A minha ideia para o desenvolvimento e crescimento do Turismo nos próximos 26 anos assenta em duas palavras-chave: Autenticidade e hospitalidade. A primeira, é fundamental para um bom posicionamento. A globalização das últimas décadas fez com que o viajante de hoje valorize cada vez mais destinos autênticos, únicos e que fiquem na memória. A palavra de ordem já não é vender experiências mas sim oferecer emoções verdadeiras, autênticas. A oferta turística em Portugal deve apostar em promover e valorizar tudo o que temos de autêntico, algo que assimilado não se esquece.
A segunda, é a base do turismo e da hotelaria. Hoje em dia facilmente se confunde serviço com hospitalidade. Atender bem um cliente é diferente de receber bem um cliente. Para atender bem, precisamos da técnica. Para receber bem, precisamos de emoção. É necessário um bom serviço e uma excelente hospitalidade para atingirmos o auge.”