IADE organiza itinerários para ver Lisboa através do olhar feminino

IADE organiza itinerários para ver Lisboa através do olhar feminino

Entre 15 de setembro e 31 de outubro, o público terá a oportunidade de conhecer com mais detalhe a arquitetura moderna da capital portuguesa. O projeto MoMoWo – Women’s creativity since the Modern Movement, representado em Portugal pelo IADE, um dos seus sete parceiros internacionais, propõe um diferente modo de visitar a cidade, dando a conhecer a herança cultural produzida por designers, arquitetas e engenheiras civis.

Os Cultural Touristic Itineraries – traçados por todos os parceiros do projeto, para cada cidade que lhes corresponde – estão disponíveis online e através do Google Maps, sendo depois distribuídos sob a forma de publicação impressa. Os percursos pela capital portuguesa estão integrados na “Exposição Itinerante – Travelling Exhibition” que inaugura em Lisboa no dia 15 de setembro, na Fundação Portuguesa das Comunicações, às 18h30.

São três os itinerários traçados para Lisboa, delineados por Maria Helena Souto, docente do IADE e responsável científica do projeto em Portugal. Estes itinerários apresentam três percursos – “From the Downtown Lisbon to the Hills”; “From Santos to Belém”; e “Modern Lisbon” – destacando obras como o MUDE – Museu do Design e da Moda, o Palacete Ribeiro da Cunha, o Museu Nacional dos Coches, o anfiteatro da Fundação Calouste Gulbenkian, O Mar (painel de azulejos de Maria Keil) ou o Teatro Tália.

A equipa internacional do MoMoWo criou dezoito itinerários, três para cada um dos países parceiros: Portugal, Espanha, França, Itália, Eslovénia e Países Baixos.