IX Congresso Internacional de Turismo

IX Congresso Internacional de Turismo

Categoria Agenda, Inside

Dando continuidade a um evento cuja primeira edição se realizou em 2007, realizar-se-á o IX Congresso Internacional de Turismo (ITC’17), de 29 a 30 de Novembro de 2017, a ter lugar em Peniche, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria. O congresso terá como tema “A Imagem e a Sustentabilidade dos Destinos Turísticos” e tem como objectivos a apresentação e discussão de experiências nacionais e internacionais sobre a competitividade e sustentabilidade dos destinos turísticos, a exploração e discussão de novas perspectivas em turismo e desenvolvimento regional assim como aspectos relacionados com a imagem, branding e experiência dos turistas. Além disso, pretende-se que o evento seja um fórum sobre temas relacionados com a gestão e estratégia do turismo, aberto a estudantes, académicos, políticos, empresários, profissionais e comunidade.

O ITC’17 consiste em dois tipos de sessões: sessões plenárias, sobre temas de grande interesse para os participantes da conferência, para as quais foram convidados académicos e especialistas reconhecidos e sessões paralelas onde se apela à comunidade, nacional e internacional, de investigadores na área do turismo para que apresentem os seus trabalhos de investigação, com possibilidade de serem publicados em revistas científicas indexadas. De salientar que, à semelhança das edições anteriores, será atribuído um prémio ao melhor artigo científico apresentado no Congresso.

Nesta IX edição do ITC’17, estarão presentes como keynote speakers: David Airey, da Universidade de Surrey (Reino Unido), professor e investigador reconhecido no âmbito da educação em turismo; Marianna Sigala, da Universidade de Adelaide (Austrália), com diversos trabalhos de investigação premiados internacionalmente, na área da gestão de operações turísticas; José Luis Jiménez da Universidade de Sevilla (Espanha), explora, como principal linha de investigação, os mercados turísticos emergentes; Tamer M. Atef da Universidade Sultan Qaboos (Sultanato de Omã), especialista em gestão da qualidade em hotelaria, e Sérgio Araújo, do Instituto Politécnico de Leiria, que tem vindo a desenvolver a sua investigação no âmbito dos processos de intensificação da experiência turística. O Congresso Internacional de Turismo consolida-se, assim, como um congresso de referência internacional na área do Turismo, potenciando os contactos entre a comunidade académica de forma a estabelecer parcerias e novos projectos de investigação.

O congresso Internacional de Turismo constitui igualmente uma estratégia de internacionalização do Instituto Politécnico de Leiria, atraindo ao longo de todas as edições centenas de investigadores, nacionais e internacionais, oriundos de dezenas de diversos países. De realçar que a edição de 2014, teve lugar no Sultanato de Omã, numa parceria com a Universidade Sultan Qaboos. Na última edição, realizada em 2015, em Peniche, foram apresentadas 121 comunicações orais, envolvendo cerca de 200 investigadores provenientes de mais de 30 países.

Por João Paulo C. S. Jorge, Comissão organizadora do ITC’17