“Operação Lisbocante” anuncia rota Lisboa-Alicante da TAP (com fotogaleria)

“Operação Lisbocante” anuncia rota Lisboa-Alicante da TAP (com fotogaleria)

Vai passar a ser possível reservar voos para Alicante, em Espanha, através da TAP, que irá servir uma ligação que inicia operações a partir de 10 de junho de 2017, com o objetivo de aproximar a capital portuguesa e a Costa Branca. Uma ligação tão próxima que irão parecer o mesmo destino: “Lisbocante”.

A rota Alicante-Lisboa-Alicante terá uma frequência de sete voos semanais. Com o lançamento da ligação para este novo destino durante o verão, a companhia aérea prevê um tráfego aéreo de mais de 26 mil passageiros até ao final de 2017.

A abertura desta nova linha, será “a primeira grande viagem de Lisboa a Alicante e de Alicante a Lisboa”, afirmou o vereador do Turismo da Câmara de Alicante, Eduardo Dolón, durante a apresentação à imprensa da “Operação Lisbocante”, que decorreu esta manhã na Sala do Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa. E constatou: “Há um interesse comum”.

A “Operação Lisbocante” consiste, por isso, num evento promocional para “dar a conhecer a província de Alicante aos lisboetas”, explicou Eva Montesinos, conselheira de Turismo da Câmara de Alicante, sublinhando o “interesse recíproco” de ambos os países em que esta aproximação aconteça.

Para tal, irão decorrer várias atividades de promoção turística na Praça de D. Pedro IV, em Lisboa, de 27 a 30 de abril. A programação inclui não só a instalação de um posto de informação turística, como também um workshop, um sorteio, um espetáculo de showcooking ao vivo, seguido de degustação, e até desfiles para promover as Hogueras de São João, as festas da Costa Branca e outras dos vários municípios.

Os principais objetivos da Operação Lisbocante são não só comunicar a existência da ligação aérea Lisboa-Alicante, como também promover o destino Alicante e a Costa Branca, gerar sinergias entre empresas e entidades turísticas de Alicante e Lisboa, promover a festa Fogueres de Sant Joan e todas as outras do destino, bem como consolidar a estratégia de promoção a partir da Volvo Ocean Race.

Portugal ocupa, atualmente, o sétimo lugar dos países que mais visitam Espanha. Só em 2016, o destino espanhol recebeu 1.32 milhões de portugueses, sendo que o vereador do Turismo da Câmara de Alicante, Eduardo Dolón, crê que “Portugal venha a tornar-se um mercado muito importante para a Costa Branca”.

A mesma ideia foi partilhada por Eva Montesinos, que aproveitou ainda a ocasião para frisar alguns aspetos comuns entre Alicante e Portugal: “a cultura, os negócios e a 43.ª edição da Volvo Ocean Race”, que parte a 22 de outubro de Alicante e passa por Lisboa numa das etapas.

A operação Lisbocante é um projeto conjunto do Patronato Municipal de Turismo y Playas del Excelentísimo Ayuntamiento de Alicante, do Patronato Provincial de Turismo de la Costa Blanca – Diputación de Alicante, da Federación de Fogueres de Sant Joan e da Câmara Municipal de Lisboa. Durante o evento, vão estar presentes o presidente da Câmara de Deputados de Alicante, César Sánchez, e o presidente da Câmara de Alicante, Gabriel Echávarri.