PM britânica vai canalizar 46 milhões de euros para impulsionar turismo no Reino Unido após Brexit

PM britânica vai canalizar 46 milhões de euros para impulsionar turismo no Reino Unido após Brexit

Categoria Advisor, Internacional

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou hoje um novo fundo de 40 milhões de libras (46 milhões de euros) para desenvolver projetos turísticos no Reino Unido a fim de impulsionar o setor na sequência do Brexit. Em comunicado, a chefe de Governo indicou que a saída do país da União Europeia (UE) – opção escolhida pelos britânicos no referendo de 23 de junho – vai criar “oportunidades reais de crescimento” na indústria do turismo.

“A decisão dos britânicos de abandonar a UE vai criar oportunidades reais para o crescimento, [pelo que] trabalharemos em estreita colaboração com a indústria para garantir que continuará a prosperar enquanto avançam as negociações do Brexit”, disse a líder, citada pela Lusa.

Até ao momento foram anunciados sete novos projetos para impulsionar o turismo, cinco dos quais situados no sul de Inglaterra. Apenas um dos projetos aprovados até agora vai desenvolver-se no norte do país.

Segundo a primeira-ministra britânica, a relevância do setor do turismo vai ser maior depois de o Reino Unido abandonar o bloco. Theresa May acrescentou que as iniciativas em causa visam fazer com que seja mais fácil para o turista visitar mais do que Londres e experimentar todas as atrações que o Reino Unido tem para oferecer.

O Governo da primeira-ministra Theresa May indicou que pretende invocar o artigo 50.º do Tratado de Lisboa no início de 2017. O recurso a este artigo dá início a um período de negociações de dois anos, ao fim dos quais o país em causa abandona a União.