Portos açorianos recebem nove escalas de navios de cruzeiro

Portos açorianos recebem nove escalas de navios de cruzeiro

Categoria Business, Transportes

Depois de na primeira semana de outubro se terem registado 11 escalas de navios de cruzeiros na região, nos próximos dias são aguardados mais quatro navios que têm previsto realizar nove visitas a cinco ilhas açorianas. As duplas escalas dos navios Seven Seas Navigator e Astoria, a visita do Arcadia e o cruzeiro ao nosso arquipélago por parte do temático Bremen, vão animar vários portos açorianos durante esta segunda semana de outubro, refere a Associação dos Portos de Portugal.

No decurso da Travel Convention da ABTA, que se realiza em Ponta Delgada entre 9 e 11 do corrente, assistiu-se, dia 10, à escala inaugural do Seven Seas Navigator em Ponta Delgada, navio da aclamada frota premium da Regent Seven Seas. Esta é uma relevante escala dado que assinala a primeira de várias previstas, até 2020, por um operador que, até à data, apenas nos tinha visitado uma vez e já no longínquo ano de 2008.

A bordo viajam 475 passageiros, maioria norte-americanos, com 356 tripulantes, que estão a realizar um cruzeiro de dois meses, iniciado em Montreal a 18 de agosto e que vai terminar em Nova Iorque, a 17 de outubro. O navio atracou no Terminal das Portas do Mar pelas 07h00 e saiu, rumo ao Faial, às 18 horas. A estreia no Terminal Marítimo da Horta deve ocorrer pelas 8h15m do dia 11, prevendo-se que a estadia ocorra até às 16h00 daquele dia. Com 171 metros de comprimento, 22 metros de boca e 29 mil toneladas de arqueação bruta, possui oito decks para passageiros por onde se distribuem as 245 cabines, todas suites. A lotação máxima é de 500 passageiros e 380 tripulantes.

A Regent Seven Seas prima pelos ambientes requintados, gastronomia de excelência e o conceito de tudo incluído e este Seven Seas Navigator é disso exemplo. Embora com aparência de um normal navio de cruzeiro, a sua construção inicial teve por base um projeto russo destinado a integrar a marinha ucraniana como navio científico. Tal situação acabou por não concretizar-se e só em 1999, depois de convertido em Itália, começou a operar com a atual configuração. Outra curiosidade prende-se com o facto do Seven Seas Navigator ter tido um grande destaque no conhecido filme Golpe no Paraíso, película que contava no seu elenco com os famosos atores Pierce Brosnan e Salma Hayek.

No mesmo dia que o Seven Seas Navigator visitou Ponta Delgada, a cidade da Horta recebeu o Astoria, o segundo navio de cruzeiro com maior longevidade a operar na atualidade, só ultrapassado na idade pelo veleiro Sea Cloud.

O ex Azores está ao serviço da operadora francesa Rivages du Monde e efetua uma viagem transatlântica de 15 dias, que liga Pointe-à-Pitre a Marselha. Com 456 pessoas a bordo, deverá lançar amarras pelas 10h15 do dia 10, estimando-se a largada, com destino a Ponta Delgada, cerca das 18 horas. Na cidade micaelense realizou uma curta estadia, um período de permanência de cerca de 7 horas, durante o qual teve a companhia do conhecido Arcadia, que também nesse dia escalou Ponta Delgada. Com cerca de 2800 pessoas a bordo, o navio da P&O Cruises está a realizar uma viagem de 25 dias entre o Reino Unido e as Caraíbas.

No final da semana, mais concretamente no dia 13, em Ponta Delgada, destaque para a primeira de cinco escalas protagonizadas este ano nos Açores pelo navio de cruzeiros de expedição Bremen. Depois de S. Miguel, como já vem sendo habitual, o navio da Hapag Lloyd tem programado visitas ao Faial, São Jorge, Pico e Terceira.