Sociedade de Vinhos Victor Matos: Uma referência no comércio de vinhos

Sociedade de Vinhos Victor Matos: Uma referência no comércio de vinhos

Categoria Business, Empresas

Aos 15 anos Victor Manuel Feliciano Matos já trabalhava no negócio dos vinhos, vendendo vinhos de porta em porta e, aos 18, assume a firma do pai. A primeira empresa em nome individual é constituída em 1976 e em 11 anos assistiu a um forte aumento do volume de negócios, o que permitiu a fundação, em 1988, da firma “Victor Matos Lda”, com sede em Olhalvo.

Entre 1988 e 1995, o empresário manteve a tendência para o crescimento dos negócios, o que levou à aquisição das antigas instalações da empresa “Carvalho Ribeiro e Ferreira”, na Vala do Carregado, a 30 Km a norte de Lisboa, com uma área de 55 mil metros quadrados. E foi neste espaço, após vários melhoramentos, que nasceu finalmente a Sociedade de Vinhos Victor Matos II, S.A., em 1996, que atualmente é “uma empresa de referência no mercado nacional e internacional”, esclarece o responsável.

Hoje, com cerca de 70 trabalhadores, mais do que uma empresa a Sociedade de Vinhos Victor Matos é “uma filosofia de vida, que acredita no que é produzido em Portugal, tendo a qualidade e o potencial para ser vendido ou exportado, para qualquer parte do mundo”, sublinha Victor Matos.

Apesar dos anos de vida, trata-se de uma empresa que tem conseguido manter-se atualizada a nível das tecnologias de armazenamento e enchimento, procurando otimizar a logística de distribuição para que, do modo mais eficiente possível, consiga servir bem os seus clientes. Foi feito um investimento forte a nível das máquinas, com a aposta em robôs.

Além do complexo central, a Sociedade conta ainda com os armazéns de Olhalvo e do Carregado. No conjunto, as instalações têm capacidade para armazenar vários milhões de litros de vinho, garante Victor Matos.
Existem quatro linhas automáticas de engarrafamento de garrafas de vidro com rolha e cápsula, uma linha automática de engarrafamento em garrafão, quatro linhas de “Bag-in-Box” de três, cinco, 10 e 20 litros, e duas linhas de tetra brick.

A Sociedade de Vinhos Victor Matos escolhe os melhores vinhos com um grande rigor, o que permite a comercialização de vinhos com os melhores padrões de qualidade, satisfazendo as necessidades de procura em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente Europa, África e América Latina.