Volta Nacional: “Novo aeroporto exigia 5,4 mil milhões e só abria em 2024”

Volta Nacional: “Novo aeroporto exigia 5,4 mil milhões e só abria em 2024”

Jornal de Negócios
“Novo aeroporto exigia 5,4 mil milhões e só abria em 2024”
A construção de um aeroporto de raiz em Alcochete exigiria um investimento total de 5,4 mil milhões de euros, excluindo as acessibilidades, e a sua entrada em operação demoraria pelo menos sete a oito anos. Estas são algumas das razões por que no estudo da Autoridade Nacional da Aviação Civil entregou ao Governo esta não é considerada uma solução adequada para responder aos atuais constrangimentos.

“Com transferência das «lowcost», solução pode ser para 25 ou 40 anos”
A Autoridade Nacional da Aviação Civil analisou diferentes cenários de tráfego para estimar que a durabilidade da solução Portela+Montijo, caso todas as “low-cost” transfiram as operações para a margem sul, é superior a 30 anos.

“Governo tem 5,5 milhões para comprar 170 carro elétricos”
O Governo aprovou a compra de 170 carros elétricos num investimento total de 5,5 milhões de euros. Esta é a primeira fase do Programa para a Mobilidade Sustentável na Administração Pública 2015-2020, conhecido por ECO.mob. A aquisição vai ter lugar durante quatro anos em regime de aluguer operacional de veículos e contempla também o financiamento de postos de carregamento e a aquisição de serviços para o sistema de acompanhamento e monitorização do programa.

Correio da Manhã
“Viagens grátis em protesto dos tuktuk
Dezenas de pessoas aproveitaram ontem para andar de tuk-tuk sem pagar, em Lisboa, no âmbito da iniciativa dos empresários do setor que decidiram oferecer meia hora grátis, como forma de “protesto positivo” contra o regulamento de circulação destes veículos, que está em discusão pública até quarta-feira.

“Obras regressam hoje à marginal da Nazaré”
Vão ser retomadas hoje as obras de requalificação da marginal da Nazaré que tinham sido suspensas na sequência da impugnação judicial do concurso público. As queixas, apresentadas à execução dos trabalhos, foram retiradas na quinta-feira, o que levou ao arquivamento do processo judicial.

“Vila Nova da Barquinha: peixe e visita ao castelo”
O peixe do rio vai animar a mostra gastronómica que decorre de 25 de fevereiro a 26 de março nos restaurantes de Vila Nova da Barquinha. Ao provar os pratos de sável e lampreia, os visitantes podem ganhar bilhetes para passeios de barco ao Castelo de Almourol.

“Bordados para aproximar”
Este mês de fevereiro, os “Bordados de Tibaldinho… património das culturas populares” estão em destaque na campanha “Mangualde, o nosso património!”. A iniciativa da autarquia quer aproximar a população do património de Mangualde.

“Carnaval: preparativos começaram há meses em Ovar para aquela que é considerada a festa do ano”
Sesimbra e Ovar aproveitaram ontem sol para sair à rua e mostrar um pouco do que está a ser preparado há vários meses. Quatro escolas e samba, 14 grupos carnavalescos e seis de passarelle desfilam em Ovar entre domingo e terça-feira, onde se esperam milhares de visitantes.

Jornal de Notícias
“Mulheres do sarrabulho exportadas para a Europa”
As cozinheiras Goretti Araújo e Fátima Amorim foram levadas para França para fazer sarrabulho à moda de Ponte de Lima para mais de 300 pessoas. É que decorreu neste fim de semana mais um evento de uma série que pretende promover o típico prato limiano e que já contabiliza mais de 3000 refeições servidas na Europa. As duas mulheres integram um grupo de cozinheiros e donos de restaurantes de Ponta de Lima que quiseram levar o arroz de sarrabulho além-fronteiras.

“Parque intergeracional em Marvila”
A Câmara de Lisboa inauguru no fim de semana o Parque intergeracional de Marvila, um novo ponto de convívio para a comunidade, destino a crianças e idosos.

“Descobrir o Norte através do paladar”
Um copo de vinho das regiões demarcadas, uma sobremesa típica ou uns petiscos regionais regalados com azeites premiados. É pela boca que o Turismo do Porto e Norte de Portugal quer conquistar turistas, até 28 de maio, para 75 municípios da região, através de um périplo de 26 “Fins de Semana Gastronómicos”.

Jornal i
“Carlos Lopes: o pavilhão que viajou de Portugal ao Brasil assentou de vez em Lisboa”
Em jeito de celebração do 70º aniversário de Carlos Lopes, o pavilhão com o seu nome reabriu na passada sexta-feira, 18, depois de 14 anos fechado. O primeiro-ministro, António Costa, marcou presença na cerimónia, assim como o campeão olímpico.

“Pré-Fantas arranca hoje no Teatro Rivoli”
O Festival Internacional de Cinema do Porto – Fantasporto arranca esta noite, às 21h30, no Teatro Municipal Rivoli. Estarão 125 filmes em exibição, a maioria em antestreias nacionais, europeias e mundiais.

Público
“Feira do Cavalo: junta da estrela e empresários andam aos «coices»”
Um conjunto de empresas acusa a Junta de Freguesia da Estrela de lhes dever milhares de euros por serviços prestados na organização deste evento, que decorreu em setembro passado no Terraplano de Santos, à beira do Tejo. Há dívidas por pagar, protocolos que ninguém viu assinados e muitas contradições. Resultado: vai tudo acabar em tribunal.

“CP melhora resultados, mas continua esmagada pela dívida”
Os prejuízos da CP apresentaram uma melhoria de 48%, passando de 278 milhões em 2015 para 144,5 milhões em 2016. Para isso muito contribuiu a venda da CP Carga, cuja actividade era também deficitária, mas excluindo esse efeito, ainda assim a redução do prejuízo terá sido na ordem dos 30%.

Sol
“Aeroporto chega ao Montijo muitos milhões depois”
O Governo assinou esta semana o memorando de entendimento com a ANA Aeroportos de forma a estudar «aprofundadamente» a solução Portela + Montijo. Para o Executivo de António Costa é imperativo responder à necessidade de aumentar a capacidade do aeroporto de Lisboa e «chegou a hora de o país não adiar mais».

Economia
“Olé, olá o Montijo é o melhor que há”
O fim de mais meio século de indefinições sobre a localização do aeroporto que viabiliza o crescimento do tráfego na capital portuguesa, o Governo escolheu a Base Aérea do Montijo para ser utilizada, a partir de final de 2021, como o futuro aeroporto complementar de Lisboa, que custará 300 milhões e será pago com taxas aeroportuárias.

“Sistema de tráfego aéreo não permite aumento de voos”
Os aviões que descolam, aterram ou sobrevoam a área de Lisboa são monitorizados por um sistema de controlo de tráfego que está no limite da capacidade, alertam os profissionais do sector. Para receber mais movimentos na região, mesmo sem ter o Montijo aberto à aviação comercial, é preciso comprar um sistema totalmente novo. O custo do equipamento ainda é segredo e demorará um a dois anos até estar “no ar”.

“Força Aérea não sabe de nada”
A decisão de escolher a base aérea n.º 6 foi tomada antes de se saber o impacto e os custos para a defesa.

“Madeira, Açores e Faro alimentam estadas de três dias em Lisboa e Porto”
A TAP alargou o número de destinos que integram o programa de viagens com paragens de três dias (Stopover) — em Lisboa ou no Porto — aos passageiros que embarquem nos aeroportos de Faro, da Madeira e dos Açores. A decisão foi tomada devido ao facto de o número de passageiros em Stopover ter excedido a previsão inicial de 30 mil clientes nos seis meses de arranque do programa, registando uma procura efetiva de 40 mil clientes entre julho e dezembro de 2016.

“Gaia vai criar uma cidade do vinho”
Gaia vai ter um parque temático para os apreciadores do vinho. Um projeto que começa agora a delinear-se e que reúne dois grandes produtores vinícolas e também proprietários de imóveis na margem sul da foz do Douro — a Sogrape e Symington.

“Estela Golf cria hotel de cinco estrelas”
A Estela Golf, empresa proprietária do campo de golfe com o mesmo nome na Póvoa de Varzim, obteve licenciamento municipal para transformar as suas instalações num hotel de cinco estrelas com 47 quartos, num investimento de 3,5 milhões de euros.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.