Volta Nacional: “TAP em alerta máximo contra ofensiva ‘low cost’ na Portela”

Volta Nacional: “TAP em alerta máximo contra ofensiva ‘low cost’ na Portela”

Jornal Económico

“TAP em alerta máximo contra ofensiva ‘low cost’ na Portela”

A TAP está em alerta máximo para manter a todo o custo a liderança no aeroporto da Portela, uma hegemonia que está a ser alvo de fortes ameaças por parte da concorrência as companhias aéreas ‘low cost’, como a Ryanair, a EasyJet ou a Transavia, entre outras. “Temos de defender esse mercado com todas as nossas forças, é o nosso ‘core’, alertou Fernando Pinto, numa apresentação interna aos trabalhadores, que decorreu na terça-feira, no refeitório da TAP. O mesmo não quer uma TAP ‘low cost’ mas quer aproximar a companhia das práticas destas concorrentes.

 

“Delta Airlines entra na guerra pelo mercado dos EUA”

Nos primeiros nove meses deste ano, os passageiros do mercado norte-americano no aeroporto Humberto Delgado ascenderam a cerca de meio milhão, traduzindo um crescimento de 40,1% face ao face ao período homólogo, apurou o Jornal Económico junto de fonte oficial da ANA/Vinci, que considera a subida “muito significativa”. O aumento exponencial deste mercado resulta da aposta da TAP nos EUA e de duas das três maiores companhias no mercado nacional, a American Airlines e a United Airlines.

 

“ARPTA promove Alentejo”

A Agência de Promoção Turística do Alentejo aposta na visibilidade internacional do Alentejo como destino turístico para o próximo ano. Assim, serão esperadas várias ‘farm trips’ de operadores turísticos internacionais e a presença em várias feiras.

 

“EasyJet em quebra”

AA EasyJet registou, pela primeira vez desde 2009, uma quebra nos lucros anuais, segundo noticiou ontem a agência Bloomberg. A perda de 28% apontam para um valor entre os 556 e os 562 milhões de euros, ao câmbio atual, segundo os resultados antes de impostos reportados ontem pela ‘low cost’ baseada em Luton, Inglaterra. De acordo com a Bloomberg, esta quebra justifica-se com a recente vaga de terrorismo e com o Brexit. Por cá, a companhia continua a ser a preferida entre os ‘low cost’, por 60% dos portugueses, à frente da Ryanair e da Vueling, com 53% e 22%, respetivamente.

 

“Hotelaria quer implodir o Alojamento Local”

Depos do ‘boom’ dos Alojamentos Locais nos últimos anos, muito devido ao facto de Portugal, sobretudo Lisboa, ter despertado o interesse turístico internacional, eis que surgem notícias para um eventual aumento da taxa de imposto aplicável de 5% para 28%, no Alojamento Local. A par disso, pretende-se criar um seguro de responsabilidade civil como forma de controlar os requisitos de segurança e de higiene dos alojamentos. Alterações que vão colocar em causa um negócio ainda jovem e que tem atraído investimento na reabilitação nos centros históricos.

 

Jornal I

“Web Summit faz disparar preços dos hotéis para o dobro”

A um mês do início da Web Summit, os hotéis de Lisboa vão subir os preços para o dobro, face a 2015, e preveem ter uma taxa de ocupação na ordem dos 85%. A estimativa é da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que sublinha o efeito positivo do maior evento mundial de startups e empreendedorismo, que trará à capital cerca de 50 mil participantes.

 

“MAAT gratuito até março, depois bilhete vai custar 9 euros”

O novo edifício do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia terá entrada gratuita até março de 2017, data a partir da qual o bilhete vai custar nove euros.

 

Diário de Notícias

“Portugueses a subir na classificação da Extreme”

Lisboa recebeu ontem o circuito da Extreme Sailing Series, um campeonato mundial de vela, em que todos os barcos são rigorosamente iguais. A tripulação liderada pelo português Diogo Coyolla subiu para o 5º lugar na classificação geral da competição.

 

Público

“Construção de ponte pedonal em Belém foi interrompida em 2013”

No início de 2013 as obras do novo Museu dos Coches pararam e o edifício foi inaugurado em 2015, tal e qual como estava. Várias coisas ficaram por fazer, nomeadamente uma ponte que ligaria a zona do museu à frente ribeirinha do Tejo, passando por cima da Linha do Comboio. Uma nova estrutura que iria substituir a ponte pedonal que na quarta-feira foi encerrada por receio que cedesse ao peso das milhares de pessoas que a atravessaram na inauguração do MAAT.

 

“Lisboa vai ter «uma espécie de Loja do Cidadão» para os estudantes universitários estrangeiros”

Em contraciclo com a queda do total de estudantes do ensino superior na Área Metropolitana de Lisboa, o número de estudantes estrangeiros tem vindo a aumentar, representando hoje cerca de 12% dos inscritos. A pensar neles, a Câmara de Lisboa vai criar “uma espécie de Loja de Cidadão”, em parceria com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

 

Correio da Manhã

“Abertura do MAAT atraiu mais de 60 mil”

Mais de 60 mil pessoas estiveram, na quarta-feira, na abertura do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, dia em que a entrada era livre. Dessas, “só 22 mil tiveram a oportunidade de ver as exposições patentes no novo espaço museológico.

 

Negocios

“Lisboa no mapa da arte contemporânea”

António Mexia, CEO da EDP diz que o MAAT é “único” e espera, através de parcerias com outras instituições estrangeiras e nacionais, colocá-lo “no mapa do circuito internacional de arte . contemporânea

 

“BCP e NB na agenda da visita de Costa à China”

“Mais turistas chineses” foi um dos 6 objetivos desta viagem do primeiro-ministro, António Costa, à China, reforçando a atração destes viajantes para Portugal. No Verão de 2017 descola um voo semanal entre os dois países. Nesse âmbito, vai sr assinado um acordo de promoção entre o Turismo de Portugal e a Companhia aérea chinesa Hainan Airlines, que detém 23% da TAP.

 

“Ryanair voa do Porto para Birmingham, Edimburgo, Cracóvia e Nuremberga”

Anunciou ontem a companhia aérea, quatro novas rotas a partir do Porto.

 

Vida Económica

“Aumento do turismo faz com que cidades não estejam a crescer de forma sustentável”

A reabilitação dos centros das cidades de Lisboa e Porto é uma realidade. Contudo, enquanto em Lisboa a maioria dos projetos residenciais se destina à venda a estrangeiros, no Porto, o objetivo final é a hotelaria e o arrendamento turístico. O que vai acontecer às cidades é uma preocupação para o futuro e dominou a sessão de abertura do programa Viv’a Baixa, promovido pela SRU Porto Vivo.

 

“Taxa de ocupação da hotelaria nacional cresce 3,9%”

A taxa de ocupação atingiu os 82,77% o passado mês de julho, o que se traduz numa subida homóloga de 3,9%. De acordo com os dados veiculados pelo AHP Tourism Monitor, o preço médio por quarto ocupado cresceu 8,8% face a igual período no ano anterior, fixando-se nos 94,83 euros. Por sua vez, o RevPar, ou seja, o preço médio por quarto disponível, aumentou 14,2%, atingindo os 78,49 euros. Também a receita média por turista no hotel registou um crescimento de 9,6% situando-se nos 1266 euros e a estada média foi de dois dias, menos 1,5% do que em igual período do ano transato.

 

“Portugueses transacionam 500 milhões com cartões em férias de verão no estrangeiro”

Os portugueses aumentaram em 8% as transações efetuadas no estrangeiro, atingindo os 500 milhões de euros durante as férias de verão de 2016 em vários destinos, de acordo com os dados da SIBS. Espanha é recordista em termos de compras físicas e levantamentos por parte dos portugueses, com 33%, seguindo-se França, com 19%; o Reino Unido, com 10%; a Alemanha e a Itália com 4%; Bélgica, Estados Unidos e Brasil, os dois com 3%, e por fim, a Holanda e o Luxemburgo com 2%, cada um.

 

Evasões

“Pelos Castelos de Portugal”

Comemora-se hoje o Dia Nacional dos Castelos e Portugal tem muitos castelos com uma longa e rica história. Apesar de alguns estarem em melhor estado de conservação do que outros, fazem parte da nossa identidade e memória coletiva, estando enraizados na paisagem.

 

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.