À mesa com… o Chef Miguel Laffan

À mesa com… o Chef Miguel Laffan

Miguel Laffan nasceu a 6 de julho de 1979, em Cascais, cujo mar lhe serve agora de inspiração no Miguel Laffan at Atlântico Bar & Restaurante, “uma varanda sobre o mar no Estoril, às portas de Cascais”.

Desde cedo percebeu que a cozinha era o seu rumo, uma forma de expressão e entrega, tornando-se autodidata. O que mais gosta na profissão é a “verdade intemporal de um bom produto”.

No início deste ano, Miguel Laffan assumiu também o cargo de Chef Executivo do restaurante Porto Santa Maria, no Guincho. O seu objetivo é seduzir os amantes da cozinha costeira, homenageando o melhor que Portugal tem – o seu peixe e marisco.

Solar dos Presuntos

Qual o seu prato preferido … “Tenho muitos, acima de tudo gosto de boa cozinha, honesta e de produto e cada vez mais português. Gosto tanto de um peixe ao sal no Guincho como de um bom leitão da Bairrada”.

Qual o primeiro prato que cozinhou, quando e para quem … “Um caril de gambas para a minha família”.

Onde vai buscar inspiração para cozinhar … “À natureza e às pessoas, mais do que tudo cozinho para agradar e proporcionar momentos únicos”.

Um restaurante a não perder e porquê … “Solar dos Presuntos, um hino à grande restauração lisboeta”.

O último hotel onde esteve hospedado e que impressões ficaram … “No Vila Vita Park, a excelência de bem receber, a generosidade no serviço e a perfeição no detalhe”.

Vila Vita Parc

O que não pode faltar numa cozinha … “Amor ao próximo”.

Quais os ingredientes que nunca faltam nos seus pratos … “Sal e pimenta”.

O que não pode faltar a um Chef para ter sucesso … “Humildade, perseverança e resiliência”.

O que prefere cozinhar: sobremesas, peixe, carne, entradas … “Sou um cozinheiro profissional, sinto-me feliz em qualquer uma das quatro”.

Qual a melhor cozinha para si e porquê … “A cozinha que faz sentido no momento. Aquela que está enquadrada no espaço e no tempo”.

Miguel Laffan at Atlântico Bar & Restaurante
A sua “varanda sobre o mar no Estoril, às portas de Cascais” abriu há cerca de um ano, na qual Miguel Laffan assume a função de Chef Criativo, apoiado por uma equipa de 20 pessoas. Inspirado nos grandes chefs franceses, ali a sua maior fonte de inspiração é mesmo o Mar de Cascais. Ali, os apaixonados por gastronomia podem desfrutar da cozinha de autor do Chef que deixa como sugestão: para entrada, vieiras e cogumelos silvestres num sabayon trufado, prato de robalo de Cascais, legumes biológicos e emulsão de açafrão e champagne e, para terminar, texturas de framboesa como sobremesa.

Publicado na edição 321 da Ambitur