No painel “Promoção, Novos Rumos”, que decorreu durante o XXXIX Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), o Turismo de Portugal, através de Luís Matoso, administrador para a Promoção do instituto, mostrou um alargado cepticismo relativamente à Agência Nacional de Promoção Turística (ANPT). Motivado pelas dúvidas levantadas pelo Turismo de Portugal relativamente à criação de uma Agência Nacional de Promoção Turística, Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo Português (CTP), interveio relembrando o que o secretário de Estado do Turismo solicitou aos agentes do sector e os compromissos que assumiu. &Para o responsável, “a ANPT, entre outras ideias, prevê um maior envolvimento dos privados; chamar mais gente à promoção que neste momento está desenquadrada e que desenvolve grandes fundos nessa promoção”. Para Francisco Calheiros, “quando oiço dizer que já esta concluído, o quê, zero? O que o SET pediu foi que este modelo funcione até finais de 2014, gostaríamos de ter em 2015 o novo modelo. Não está nada discutido. E todos podem envolver-se. Não matem (o modelo) à partida”.& Na plateia do congresso, que termina hoje, encontrava-se também João Cotrim de Figueiredo, recentemente nomeado presidente do Turismo de Portugal.