Barcelona regista actualmente uma ocupação hoteleiraqueronda os 73%, ou seja, uma das&maisaltas da Europa. Um sucesso que,segundo Ramon Martínez Fraile, Presidente doSalón Internacional de Turismo daCatalunha, só é possível com um trabalhadoplano de promoção turística. “A chave está em estabelecer os critérios pelos quaisse faz a promoção tendo sempre presente que para fazer a promoção, primeiro temque seter resposta para três perguntas: a quem vendo o produto; onde o vendo; e comoo vendo”, afirmou o também fundador do Turismo de Barcelona, esta tarde, durante um encontro promovido pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP ),noHotel Real Palácio, em Lisboa. “Tem de se ter claro qual é o produto turístico, o que é Barcelona como produto turístico? Barcelona é tudo como cidade, Lisboatem tudo, o Porto tem tudo, mas no momento em que se sai ao mercado para vender estas cidades como destino turístico tem que se saber quais são os elementos& diferenciadores”, afirmou o consultor daOrganização Mundial do Turismo, acrescentando “nós (em Barcelona) temos omodernismo de Gaudi, que é único. E a partir daí, quando os turistas vêmdescobrem tudo o resto, porque Barcelona é muito mais coisas”.& Para Ramon Martínez Fraile, “há que encontrar este “q” em cada sítio e em cada&destino turístico. E depois decidir onde o vamos vender e de que maneira, porque é muito diferente vender naChina e na Finlândia, por exemplo. Tem que se saber exactamente para cada mercado como se deve apresentar o produto e para isso tem de se conhecer o mercado”.
& Por Raquel Loureiro “