Este verão tem sido marcado por várias perturbações em voos, que têm deixado inúmeros viajantes retidos nos aeroportos. Um estudo realizado pela AirHelp concluiu que 66% dos viajantes sentem que as companhias aéreas não os informam o suficiente dos seus direitos. Com o objetivo de reforçar o apoio aos passageiros de todo o mundo, a AirHelp lança em agosto o Mês dos Direitos dos Passageiros Aéreos, uma iniciativa que pretende trazer mais esclarecimentos sobre este assunto. Para isso, criou uma plataforma que permite aos viajantes estabelecerem ligação com especialistas globais e na defesa dos direitos do consumidor.
Os últimos meses foram caóticos para muitos viajantes, o que tornou evidente a necessidade de maior conhecimento sobre os direitos dos passageiros. Nesse sentido, a AirHelp abre os seus canais de comunicação a especialistas em viagens e defensores dos direitos dos passageiros de todo o mundo, para a partilha de conhecimento e experiências. Os viajantes têm assim a oportunidade de estabelecer contacto com estes especialistas para saber o que devem fazer quando surgem imprevistos em voos, tais como atrasos, cancelamentos ou impedimentos de embarque.
Conforme publicado num estudo da AirHelp, todos os anos, cerca de 13 milhões de passageiros deixam mais de 5 mil milhões de euros nas mãos das companhias aéreas e apenas cerca de metade das pessoas que sofreram perturbações em voos procedem ao pedido de compensação. Estas conclusões mostram claramente que o regulamento europeu EC 261 continua desconhecido para muitos.
“É evidente que os passageiros aéreos ainda se sentem impotentes contra as companhias aéreas e muitos perdem a oportunidade de obter compensações ao não submeterem o pedido. Se as companhias aéreas não cumprem com o seu papel de informar e educar os seus passageiros, nós assumimos essa responsabilidade”, afirma Bernardo Pinto, Brand Manager e porta-voz da AirHelp.
“Com o lançamento do Mês dos Direitos dos Passageiros Aéreos esperamos reforçar a nossa missão de informar os viajantes de todo o mundo sobre seus direitos. O regulamento EC 261 é bastante importante para a proteção dos passageiros. Todos os anos cerca de 13 milhões de viajantes deixam mais de 5 mil milhões de euros nas mãos das companhias aéreas, que lhes devem compensações devido perturbações desagradáveis em voos. Esta campanha faz parte do nosso trabalho constante para ajudá-los a obterem as compensações às quais têm direito e a apoiá-los no que for necessário”, acrescenta.