De acordo com um novo estudo global da Amadeus – Travel Technology Investment Trends – existe um enorme apetite para o investimento em todo o setor das viagens em 2024. A maioria das empresas turísticas inquiridas (91%) afirmaram que esperam um aumento “moderado a agressivo” do investimento nas suas organizações este ano.
O estudo, que examina oito setores distintos relacionados com o processo integral da viagem em 10 mercados, compara as intenções de investimento e as prioridades tecnológicas das companhias aéreas regulares e low cost, aeroportos, hotéis, agentes de viagens (online, de negócios e de lazer), empresas e departamentos de pagamento de viagens de todo o mundo. Analisa ainda as suas ambições para o futuro.
Juntamente com os planos de crescimento das empresas, o mercado da tecnologia de viagens mostra-se promissor. Mais de dois terços (67%) dos decisores preveem aumentar o investimento específico em tecnologia este ano, face aos gastos em 2023.
Por setores, o aumento médio dos gastos previsto para 2024 é o seguinte: Aeroportos (+17%), empresas (+15%), hotéis (+14%), companhias aéreas (+13%), agentes de viagens (+13%), pagamento de viagens (+12%).
As prioridades-chave para 2024 serão aproveitar o potencial da venda a retalho inteligente, a personalização e a eficiência digital.
Entre as principais conclusões do inquérito estão:
- As companhias aéreas de serviço regular preveem um aumento de receitas de 18% com uma mudança para a venda a retalho moderna e mostram-se otimistas face à transição para a fórmula “Offer & Order” nos próximos quatro anos;
- No total, 60% dos aeroportos espera implementar a biometria em toda a experiência aeroportuária nos próximos cinco anos, incluindo faturação, entrega de bagagem, salas VIP e embarque;
- Cerca de 85% dos inquiridos do setor hoteleiro estimam que a personalização possa ajudá-los a aumentar as suas receitas em mais de 5%;
- Um terço dos gestores de viagens de empresas afirmou que as suas organizações pretendem digitalizar o processo completo de gestão de gastos nos próximos 12 meses;
- Um terço dos responsáveis de pagamento de viagens confirmaram que as suas organizações estão a planear gerir melhor os fluxos de pagamento a nível global;
- O NDC será a tecnologia que mais vão implementar as agências de viagens de lazer nos próximos 12 meses.
Segundo Decius Valmorbida, presidente de Viagens da Amadeus, “as conclusões coincidem com a nossa experiência: todos os âmbitos do setor das viagens estão a aumentar o investimento em transformação digital. É crucial que esta despesa tenha o máximo impacto e melhore a experiência do viajante em todo o ecossistema das viagens”. Acrescenta ainda que “as tecnologias existentes, como a biométrica, já estão a ajudar a que as viagens sejam mais contextualizadas e relevantes. Em simultâneo, o aparecimento da IA Generativa promete aumentar ainda mais o ritmo de mudança. Os viajantes vão experimentar uma melhoria significativa da experiência durante a viagem nos próximos anos, com o compromisso, o investimento e a colaboração de todo o ecossistema em conjunto para que as viagens funcionem melhor”.
Já Francisco Pérez-Lozao Rüter, presidente de Hospitality da Amadeus, observa: “Sabemos que a tecnologia adequada é a chave para conectar e desbloquear o valor do nosso ecossistema de viagens. Os hotéis, as companhias aéreas e todo o setor têm razão ao ser ambiciosos sobre a próxima geração de tecnologia que estamos a construir em conjunto”.
As tecnologias mais importantes para 2024 e 2029
A aprendizagem automática foi recebida pelos líderes do setor das viagens como a tecnologia mais importante para as suas empresas, tanto este ano como dentro de cinco anos. A análise de dados e a nuvem também se consideram prioridades de investimento em todos os setores.
Este ano, as tecnologias mais importantes, segundo a Amadeus, são:
- Aprendizagem automática
- Análise de dados
- IA Generativa
- Pagamentos digitais
- Computação em nuvem
- Digitalização.